Entre o ocaso e a luz: o simbolismo em Pernambuco através da poética de Agripino da Silva
DOI:
https://doi.org/10.35520/diadorim.2020.v22n1a32013Keywords:
Simbolismo Brasileiro, Simbolismo em Pernambuco, Agripino da SilvaAbstract
O Simbolismo foi uma estética fundamental para o desenvolvimento da literatura moderna. Entretanto, desde a França do final do século XIX, onde se originou o movimento simbolista, até os seus desdobramentos em vários países ocidentais; sofreu ataques de uma crítica orientada por valores envelhecidos diante de suas propostas inovadoras. Atualmente, tem-se uma visão mais clara da importância do movimento, inclusive no Brasil onde se desenvolveu todo um esforço de reinterpretação das obras simbolistas, e mais recentemente a pesquisa e o estudo de seus desdobramentos regionais. O objetivo deste artigo é apresentar a poesia simbolista de Agripino da Silva, poeta pernambucano e integrante do corpo editorial da revista Heliópolis, periódico responsável por difundir a estética simbolista em Pernambuco. A poesia de Agripino da Silva, além de dialogar profundamente com o Simbolismo, constitui-se como dicção particular entre os companheiros de geração, enfatizando o caráter sensível de uma poética voltada para a linguagem das coisas, da cor e da luz, em composições originais que implodem o caráter convencional da poesia lírica.References
ANDRADE MURICY, José Candido de. Panorama do Movimento Simbolista Brasileiro. São Paulo: Perspectiva, 1987.
ANDRADE, Fábio. O Fauno nos Trópicos: um panorama da poesia decadente e simbolista em Pernambuco. Recife: CEPE, 2014.
_______. Três poetas na Periferia do Simbolismo, Recife: S/Editor, 2017. E-book. Disponível em: <https://issuu.com/mariacarolinasantos9/docs/pdftrespoetas> Acesso em: 30/01/2020.
AZEVEDO, Sânzio de. A Padaria Espiritual e o Simbolismo no Ceará. Fortaleza: UFC/Casa de José de Alencar, 1996.
BARBOSA, João Alexandre (org) José Veríssimo: Teoria, crítica e História Literária. São Paulo: Edusp, 1977.
CAMPOS, Augusto de. Re-visão de Kilkerry. São Paulo: Brasiliense, 1985.
CARDOSO GOMES, Álvaro. Simbolismo: uma revolução poética. São Paulo: Edusp, 2016.
ILLOUZ, Jean-Nicolas. Entrevista sobre o Simbolismo e o Decadentismo. NonPlus, 2016. Entrevista concedida a Bruno Anselmi Matangrano.
LEMOS, Mariano. História Geral da Literatura Pernambucana: Poetas da Academia (Séc. XVI-XX). Recife: S/Editor, 1955.
MOISÉS, Massaud. A Literatura Brasileira: O Simbolismo. São Paulo: Cultrix, 1973.
MOTA, Fernando de Oliveira. Antologia de poetas pernambucanos. Recife: Cooperativa Editora, 1945.
OLIVEIRA E SILVA. Coletânea de poetas pernambucanos. Rio de Janeiro: Minerva, 1951.
SECCHIN, Antonio Carlos. Simbolismo e Modernismo In: Escritos sobre Poesia e alguma ficção. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2003.
SILVA, Agripino da. Brocatelos. Recife: Imprensa Industrial, 1904.
_______. Poesia. Rio de Janeiro: Lux, 1925.
VERÍSSIMO, José. Estudos de Literatura Brasileira: 1ª Série. São Paulo: Itatiaia/Edusp, 1976.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright transfer -- Authorization to publication
If the submitted article is approved for publication, it is already agreed that the author authorizes UFRJ to reproduce it and publish it in Diadorim: revista de estudos linguísticos e literários, the terms "reproduction" and "publication" being understood as defined respectively by items VI and I of article 5 of Law 9610/98. The article can be accessed both by the World Wide Web (WWW) and by the printed version, with free consultation and reproduction of a copy of the article for the own use of those who consult. This authorization of publication is not limited in time, and UFRJ is responsible for maintaining the identification of the author of the article.
The journal Diadorim: revista de estudos linguísticos e literários is licensed under a Creative Commons Attribuition-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0).