A dimensão cognitiva/social da linguagem em capas de revistas brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.35520/diadorim.2011.v10n0a3933Abstract
Este trabalho propõe a apresentação de uma parte da pesquisa, em andamento, “Discurso e imagem em capas de revistas brasileiras: ideologia e sedução”. O corpus da pesquisa constitui-se de capas de revistas brasileiras que atestam a presença feminina ao longo do tempo (séculos XIX ao XXI). Neste breve artigo, pretendemos discutir como se realiza o processo de construção de sentido na mídia impressa, na interseção da dimensão cognitiva e social da linguagem, a partir da análise de quatro capas de revistas de épocas distintas (1900/1967/1993/2010), considerando-se que as capas de revistas não só agregam sentidos múltiplos, perceptíveis pela integração da mensagem verbal e visual, como também funcionam como “chamariz” do público (elementos de atração). A pesquisa pretende apontar, nesse jogo de captação, de que valores/lugares - relativos às ideias que pretende ressaltar - o sujeito comunicante lança mão a fim de imprimir relevo a certas particularidades dos elementos apresentados. Como fundamento teórico, utilizamos as proposições gerais da Análise Semiolinguística do Discurso, de Patrick Charaudeau, em especial, as constantes na obra sobre mídia (2006a) e no artigo sobre estereótipos e representações sociais (2006b). Além desse suporte, consideramos as reflexões da Nova Retórica, sobre os lugares da argumentação, com Perelman; Olbrechts-Tyteca (2005) e, especificamente sobre a mensagem visual, valemo-nos dos estudos de Aumont (2005), Guimarães (2004) e Santaella; N¶th (2005). A análise atesta, então, que a capa de revista é produto de uma “seleção orientada” de imagens e palavras, com forte apelo persuasivo, cujo objetivo será a compra do exemplar da revista pelo consumidor.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright transfer -- Authorization to publication
If the submitted article is approved for publication, it is already agreed that the author authorizes UFRJ to reproduce it and publish it in Diadorim: revista de estudos linguísticos e literários, the terms "reproduction" and "publication" being understood as defined respectively by items VI and I of article 5 of Law 9610/98. The article can be accessed both by the World Wide Web (WWW) and by the printed version, with free consultation and reproduction of a copy of the article for the own use of those who consult. This authorization of publication is not limited in time, and UFRJ is responsible for maintaining the identification of the author of the article.
The journal Diadorim: revista de estudos linguísticos e literários is licensed under a Creative Commons Attribuition-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0).