Explicar temas científicos para crianças: regulações descendentes e ascendentes sobre a macroorganização do texto
DOI:
https://doi.org/10.35520/diadorim.2011.v10n0a3938Abstract
Este artigo situa-se no âmbito da Linguística Textual e contempla as relações entre os níveis ou planos da análise de discurso e os da textualidade, enfocando o nível da estrutura composicional das sequências e do plano de texto, conforme Adam (2011). Analisam-se, num artigo de divulgação científica midiática dirigido ao público infantil, as relações que atuam, no jogo de regulações descendentes e ascendentes, sobre a configuração textual. O texto em estudo tem uma composição sequencial heterogênea e se caracteriza por um gênero de discurso híbrido. Observa-se sua macroorganização, considerando as estratégias mobilizadas pelo produtor textual para cumprir o fim discursivo de explicar, sob a perspectiva da ciência, um objeto do mundo para crianças leitoras da revista Ciência Hoje das Crianças.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright transfer -- Authorization to publication
If the submitted article is approved for publication, it is already agreed that the author authorizes UFRJ to reproduce it and publish it in Diadorim: revista de estudos linguísticos e literários, the terms "reproduction" and "publication" being understood as defined respectively by items VI and I of article 5 of Law 9610/98. The article can be accessed both by the World Wide Web (WWW) and by the printed version, with free consultation and reproduction of a copy of the article for the own use of those who consult. This authorization of publication is not limited in time, and UFRJ is responsible for maintaining the identification of the author of the article.
The journal Diadorim: revista de estudos linguísticos e literários is licensed under a Creative Commons Attribuition-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0).