Explicar temas científicos para crianças: regulações descendentes e ascendentes sobre a macroorganização do texto

Autori

  • Maria Eduarda Giering UNISINOS

DOI:

https://doi.org/10.35520/diadorim.2011.v10n0a3938

Abstract

Este artigo situa-se no âmbito da Linguística Textual e contempla as relações entre os níveis ou planos da análise de discurso e os da textualidade, enfocando o nível da estrutura composicional das sequências e do plano de texto, conforme Adam (2011). Analisam-se, num artigo de divulgação científica midiática dirigido ao público infantil, as relações que atuam, no jogo de regulações descendentes e ascendentes, sobre a configuração textual. O texto em estudo tem uma composição sequencial heterogênea e se caracteriza por um gênero de discurso híbrido. Observa-se sua macroorganização, considerando as estratégias mobilizadas pelo produtor textual para cumprir o fim discursivo de explicar, sob a perspectiva da ciência, um objeto do mundo para crianças leitoras da revista Ciência Hoje das Crianças.

Biografia autore

Maria Eduarda Giering, UNISINOS

Docente e Pesquisadora da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

##submission.downloads##

Pubblicato

2011-12-22

Fascicolo

Sezione

Artigos Inéditos