Explicar temas científicos para crianças: regulações descendentes e ascendentes sobre a macroorganização do texto
DOI:
https://doi.org/10.35520/diadorim.2011.v10n0a3938Abstract
Este artigo situa-se no âmbito da Linguística Textual e contempla as relações entre os níveis ou planos da análise de discurso e os da textualidade, enfocando o nível da estrutura composicional das sequências e do plano de texto, conforme Adam (2011). Analisam-se, num artigo de divulgação científica midiática dirigido ao público infantil, as relações que atuam, no jogo de regulações descendentes e ascendentes, sobre a configuração textual. O texto em estudo tem uma composição sequencial heterogênea e se caracteriza por um gênero de discurso híbrido. Observa-se sua macroorganização, considerando as estratégias mobilizadas pelo produtor textual para cumprir o fim discursivo de explicar, sob a perspectiva da ciência, um objeto do mundo para crianças leitoras da revista Ciência Hoje das Crianças.
##submission.downloads##
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Transferência de direitos autorais - Autorização para publicação
Caso o artigo submetido seja aprovado para publicação, já fica acordado que o autor autoriza a UFRJ a reproduzi-lo e publicá-lo na Diadorim: Revista de Estudos Linguísticos e Literários, entendendo-se os termos "reprodução" e "publicação" conforme definição respectivamente dos incisos VI e I do artigo 5° da Lei 9610/98. O artigo poderá ser acessado pela internet, a título gratuito, para consulta e reprodução de exemplar do artigo para uso próprio de quem a consulta. Essa autorização de publicação não tem limitação de tempo, ficando a UFRJ responsável pela manutenção da identificação do autor do artigo.
A Revista Diadorim utiliza uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0).