Orientações e diretrizes para o ensino e a formação do professor de literatura
DOI:
https://doi.org/10.35520/diadorim.2016.v18n1a4733Abstract
RESUMO: O ponto de partida deste artigo é a discussão e análise sobre o ensino de literatura nos cursos de Letras e sua inter-relação com a educação básica, destacando as políticas públicas e orientações curriculares como propulsoras de um “novo” sistema de ensino no século XXI. A partir dessa problemática, levantamos questionamentos a respeito da formação do professor de literatura e sua correlação com as orientações do ensino de literatura para o ensino médio. Esclarecemos e refletimos a respeito das concepções teóricas e metodológicas que embasam as documentações oficiais, a fim de apontar e questionar as mudanças provocadas por tais orientações legais.
PALAVRAS-CHAVE: Políticas educacionais, Ensino superior, Ensino médio, Ensino de literatura, Formação docente.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright transfer -- Authorization to publication
If the submitted article is approved for publication, it is already agreed that the author authorizes UFRJ to reproduce it and publish it in Diadorim: revista de estudos linguísticos e literários, the terms "reproduction" and "publication" being understood as defined respectively by items VI and I of article 5 of Law 9610/98. The article can be accessed both by the World Wide Web (WWW) and by the printed version, with free consultation and reproduction of a copy of the article for the own use of those who consult. This authorization of publication is not limited in time, and UFRJ is responsible for maintaining the identification of the author of the article.
The journal Diadorim: revista de estudos linguísticos e literários is licensed under a Creative Commons Attribuition-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0).