O ensino das Literaturas de língua portuguesa no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.35520/diadorim.2016.v18n1a4741Abstract
RESUMO: O presente artigo investiga a trajetória do ensino das Literaturas de língua portuguesa, no Brasil, com a finalidade de identificar possíveis causas históricas e ideológicas para a crise de suas aprendizagens, contemporaneamente, na Educação Básica. Verifica o processo de institucionalização deste ensino a partir das análises dos programas curriculares a fim de refletir sobre a organização das Histórias das Literaturas (SOUZA, 2014) e a respeito da revisão do cânone para a inserção de segmentos, outrora excluídos dos espaços institucionais (MIGNOLO, 2003), no sentido de reivindicar esta aprendizagem do ponto de vista de sua construção humanista (TODOROV, 2012) que protagonize os leitores em suas construções de sentido na educação literária, como procedimento que impeça a fixação de verdades, elimine as respostas prontas e desautorize certezas.
PALAVRAS-CHAVE: Ensino, Literatura, Cânone, Leitor.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright transfer -- Authorization to publication
If the submitted article is approved for publication, it is already agreed that the author authorizes UFRJ to reproduce it and publish it in Diadorim: revista de estudos linguísticos e literários, the terms "reproduction" and "publication" being understood as defined respectively by items VI and I of article 5 of Law 9610/98. The article can be accessed both by the World Wide Web (WWW) and by the printed version, with free consultation and reproduction of a copy of the article for the own use of those who consult. This authorization of publication is not limited in time, and UFRJ is responsible for maintaining the identification of the author of the article.
The journal Diadorim: revista de estudos linguísticos e literários is licensed under a Creative Commons Attribuition-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0).