O ensino das Literaturas de língua portuguesa no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.35520/diadorim.2016.v18n1a4741Abstrakt
RESUMO: O presente artigo investiga a trajetória do ensino das Literaturas de língua portuguesa, no Brasil, com a finalidade de identificar possíveis causas históricas e ideológicas para a crise de suas aprendizagens, contemporaneamente, na Educação Básica. Verifica o processo de institucionalização deste ensino a partir das análises dos programas curriculares a fim de refletir sobre a organização das Histórias das Literaturas (SOUZA, 2014) e a respeito da revisão do cânone para a inserção de segmentos, outrora excluídos dos espaços institucionais (MIGNOLO, 2003), no sentido de reivindicar esta aprendizagem do ponto de vista de sua construção humanista (TODOROV, 2012) que protagonize os leitores em suas construções de sentido na educação literária, como procedimento que impeça a fixação de verdades, elimine as respostas prontas e desautorize certezas.
PALAVRAS-CHAVE: Ensino, Literatura, Cânone, Leitor.
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