CONEXÃO COMUNIDADE-ESCOLA: JORNAL ESCOLAR COMO POTENCIALIDADE PARA A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS
DOI:
https://doi.org/10.35520/diadorim.2022.v24n2a51268Keywords:
jornal escolar, estágio supervisionado, ensino de leitura e produção textual, letramentos.Abstract
Novas formas de promover o ensino-aprendizagem de língua portuguesa e de concebê-lo circulam no meio universitário desde a década de 1980 e, mais recentemente, de maneira um pouco mais difundida, no meio escolar. Essas novas abordagens têm possibilitado a renovação tanto das práticas pedagógicas na disciplina de língua portuguesa quanto fomentado uma formação de professores mais alinhada às necessidades contemporâneas. Dado esse contexto, este artigo tem como objetivo apresentar a experiência do planejamento didático para produção de um jornal escolar internamente à disciplina de Estágio curricular do curso de Letras Português da Universidade XXXX e refletir acerca das reverberações dessa experiência tanto na formação de futuras docentes de Língua Portuguesa e Literatura quando da formação dos estudantes da Educação Básica. Para sustentar essas reflexões, embasamo-nos, sobretudo, no conceito de letramentos e nos seus desdobramentos e apresentamos o desenho metodológico da experiência que dá corpo a este texto. A experiência com a produção de jornal escolar se mostrou qualificadora tanto da formação das docentes em pré-serviço quanto dos estudantes da Educação Básica, pela oportunidade de refletir sobre as linguagens, de forma ampla, sobre as questões ideológicas que perpassam os veículos de comunicação e sobre a importância de assumir uma voz ativa na comunidade escolar.References
BAKHTIN, M. M. Estética da criação verbal. 6.ed. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2011. 475p.
BONDÍA, J. L. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira da Educação, Rio de Janeiro, n. 19, pp. 20-28, Jan/Abr 2002.
BONINI, A. Jornal escolar: gêneros e letramento midiático no ensino-aprendizagem de linguagem. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 11, n. 1, p. 149-175, 2011.
BONINI, A. O jornal escolar como mídia contra-hegemônica –jornalismo de escola não modelado pelo jornalismo comercial dominante. Linguagem em (Dis)curso–LemD, Tubarão, SC, v. 17, n. 2, p. 165-182, maio/ago. 2017.
KLEIMAN, Â.; DE GRANDE, P. B. Interseções entre a Linguística Aplicada e os Estudos de Letramento: desenhos transdisciplinares, éticos e críticos de pesquisa. Matraga, Rio de Janeiro, v.22, n.36, p. 11-30, jan/jun. 2015.
PAVÃO, I. F. da S.; LIMA, M. de F. W. P. A Ressignificação da escrita e o jornal escolar. Scientia cum Industria, Caxias do Sul, v. 5, n. 2, pp. 56 — 65, 2017
PIMENTA, S. G. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In.: PIMENTA, S. G. (Org.) Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 1999, p. 15-34.
ROCHA, L. E. et. al. O jornal escolar como possibilidade de interdisciplinaridade no Ensino Básico. Arquivos do MUDI, v .21, n. 03, p. 132-141, 2017.
ROJO, R. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola, 2009.
ROJO, R.; BARBOSA, J. P. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. São Paulo: Parábola, 2013.
SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.
STREET, B. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. São Paulo: Parábola, 1995.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright transfer -- Authorization to publication
If the submitted article is approved for publication, it is already agreed that the author authorizes UFRJ to reproduce it and publish it in Diadorim: revista de estudos linguísticos e literários, the terms "reproduction" and "publication" being understood as defined respectively by items VI and I of article 5 of Law 9610/98. The article can be accessed both by the World Wide Web (WWW) and by the printed version, with free consultation and reproduction of a copy of the article for the own use of those who consult. This authorization of publication is not limited in time, and UFRJ is responsible for maintaining the identification of the author of the article.
The journal Diadorim: revista de estudos linguísticos e literários is licensed under a Creative Commons Attribuition-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0).