CONEXÃO COMUNIDADE-ESCOLA: JORNAL ESCOLAR COMO POTENCIALIDADE PARA A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.35520/diadorim.2022.v24n2a51268

Mots-clés :

jornal escolar, estágio supervisionado, ensino de leitura e produção textual, letramentos.

Résumé

Novas formas de promover o ensino-aprendizagem de língua portuguesa e de concebê-lo circulam no meio universitário desde a década de 1980 e, mais recentemente, de maneira um pouco mais difundida, no meio escolar. Essas novas abordagens têm possibilitado a renovação tanto das práticas pedagógicas na disciplina de língua portuguesa quanto fomentado uma formação de professores mais alinhada às necessidades contemporâneas. Dado esse contexto, este artigo tem como objetivo apresentar a experiência do planejamento didático para produção de um jornal escolar internamente à disciplina de Estágio curricular do curso de Letras Português da Universidade XXXX e refletir acerca das reverberações dessa experiência tanto na formação de futuras docentes de Língua Portuguesa e Literatura quando da formação dos estudantes da Educação Básica. Para sustentar essas reflexões, embasamo-nos, sobretudo, no conceito de letramentos e nos seus desdobramentos e apresentamos o desenho metodológico da experiência que dá corpo a este texto. A experiência com a produção de jornal escolar se mostrou qualificadora tanto da formação das docentes em pré-serviço quanto dos estudantes da Educação Básica, pela oportunidade de refletir sobre as linguagens, de forma ampla, sobre as questões ideológicas que perpassam os veículos de comunicação e sobre a importância de assumir uma voz ativa na comunidade escolar.

Biographie de l'auteur

Cristiane Dall' Cortivo Lebler, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Pós-doutora em Letras Vernáculas (UFRJ) e Doutora em Letras (PUCRS). Professora do Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de Santa Catarina.

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Publiée

2023-06-19

Numéro

Rubrique

Dossiê de Língua/Language Dossier