MASCULINIDADES NEGRAS EM CAPAS DE REVISTA: LEITURA CRÍTICA-MULTIMODAL EM LÍNGUA PORTUGUESA
DOI:
https://doi.org/10.35520/diadorim.2022.v24n2a51298Keywords:
Multiletramentos, Multimodalidade, Leitura crítica.Abstract
Com o avanço dos discursos midiáticos na atualidade, torna-se necessário reconhecer as relações de poder nos textos divulgados pelas mídias em diferentes formatos. Pensando na formação crítica de estudantes do 1º e 2º ano do Ensino Médio, este trabalho configura-se como uma proposta teórico-metodológica e prática, pois possibilita uma aula de leitura multimodal em Língua Portuguesa de capas da revista RAÇA que tematizam, principalmente, representações de masculinidades negras. Com base nos Processos de Conhecimento (COPE; KALANTZIS, 2015), foram propostos quatro momentos de aula, para promover o letramento crítico e multimodal, por meio de questões-chave relacionadas à Gramática do Design Visual (KRESS; VAN LEEUWEN, 1996). As questões elaboradas nesta proposta podem ser utilizadas para leitura de textos multimodais diversos e buscam auxiliar o trabalho de professores/as de Língua Portuguesa no que tange à leitura multimodal em sala de aula. Ao final da sequência de atividades, as/os estudantes poderão compreender criticamente o seu papel ativo na sociedade, assumindo a posição de designers de seu próprio futuro.
References
AGUAYO, F; NASCIMENTO, M. Dos décadas de estudios de hombres y masculinidades en America Latina: avances y desafios. Sexualidad, Salud y Sociedad Revista Latinoamericana, Rio de Janeiro, n.22, p. 207-220, abr. 2016.
BÜHLER, R. D. A. Gramática visual: uma leitura de imagens em material didático de línguas alemã e inglesa. Dissertação (Mestrado em Linguística). Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2009.
CAZDEN, C. et al. A Pedagogy of Multiliteracies: Designing Social Futures. Harvard Educational Review, v. 66, n. 1, p. 60-92, Spring 1996. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/265529425_A_Pedagogy_of_Multiliteracies_Designing_Social_Futures. Acesso em: 18 fev. 2022.
CAZDEN, C. et al. Uma pedagogia dos multiletramentos. Desenhando futuros sociais. (Orgs. Ana Elisa Ribeiro e Hércules Tolêdo Corrêa; Trad. Adriana Alves Pinto et al.). Belo Horizonte: LED, 2021. Disponível em: https://www.led.cefetmg.br/uma-pedagogia-dos-multiletramentos/. Acesso em: 18 fev 2022.
CONRADO, M. RIBEIRO, A. A. M. Homem Negro, Negro Homem: masculinidades e feminismo negro em debate. Revista Estudos Feministas, v.25, n. 1, 2017.
COPE, B.; KALANTZIS, M. The Things You Do to Know: An Introduction to the Pedagogy of Multiliteracies. In: COPE, B.; KALANTZIS, M. A Pedagogy of Multiliteracies: Learning by Design. Londres: Palgrave Macmillan UK. 2015. p. 1-36. Disponível em: <https://www.macmillanlearning.co.uk/resources/sample-chapters/9781137539717_sample.pdf> Acesso em: 17 fev. 2022.
DIAS, R. Multimodalidade e multiletramento: Novas identidades para os textos, novas formas de ensinar inglês. In: SILVA, K. A; ARAÚJO, J. (Orgs.). Letramentos, discursos midiáticos e identidades: novas perspectivas. v.15. Pontes Editora, 2015, p. 305-325.
FANON, F. Pele Negra, Máscaras Brancas. Rio de Janeiro. Edufba. 2008.
GILROY, P. O Atlântico Negro: modernidade e dupla consciência. São Paulo: Editora 34. 2001.
GONÇALVES, L. D. A Real Beleza: uma análise discursivo-crítica do “corpo diferente” presente na campanha Dove. Dissertação (Mestrado em Letras). Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2014.
GUALBERTO, C. L. Multimodalidade em livros didáticos de língua portuguesa: uma análise a partir da semiótica social e da gramática do design visual. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos). Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2016.
HALLIDAY, M. A. K. An Introduction to Functional Grammar. 1. ed. London: Edward Arnold, 1985.
HALLIDAY, M; MATTHIESSEN, C. An introduction to functional grammar. 3. ed. Londres: Arnold, 2004.
HODGE, R.; KRESS, G. Social Semiotics. London: Polity Press, 1988. KRESS, G. Discourses, texts, readers and the pro-nuclear arguments. In: CHILTON, P. (Ed.). Language and the nuclear arms debate: nukespeak today. London: Frances Pinter, 1985a. p. 65-87.
JOLY, M. Introdução à análise da imagem. Campinas: Papirus, 2009.
KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Reading images: the grammar of visual design. London, New York: Routledge, [1996], 2006.
MUCCI, S. B. P. A representação de francofalantes a partir de livros didáticos de francês língua estrangeira em uma perspectiva dos estudos discursivos críticos. Dissertação (Mestrado em Letras). Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2020.
NASCIMENTO, R. G. do; BEZERRA, F. A. S.; HEBERLE, V. M. Multiletramentos: iniciação à análise de imagens. Linguagem & Ensino, Pelotas, v.14, n.2, p. 529-552, jul./dez. 2011. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/rle/article/view/15403. Acesso em: 20 fev. 2022.
NATIVIDADE, C.; PIMENTA, S. A semiótica social e a multimodalidade. In. LIMA, C. H. P.; PIMENTA, S.; AZEVEDO, A. M. T. de (orgs.). Incursões Semióticas: Teoria e Prática de Gramática Sistêmico-Funcional, Multimodalidade, Semiótica Social e Análise Crítica do Discurso. Rio de Janeiro: Livre Expressão, 2009, p. 23-50.
RESENDE, V. de M. Representações imagéticas no jornal O Globo: para falar de rua ocultando pessoas. Cadernos de Linguagem e Sociedade, [S. l.], v. 22, n. 1, p. 440–459, 2021. DOI: 10.26512/les.v22i1.37303. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/les/article/view/37303. Acesso em: 20 fev. 2022.
SOUZA, M. A. A.; PINHEIRO, M. S. A construção de significados do infográfico “Panorama das favelas em Fortaleza” à luz da Gramática do Design Visual. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 19, n. 1, p. 229-248, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/1984-6398201812969. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbla/a/YLWx87ZQvsB78vYFCpTzWPp/?lang=pt. Acesso em: 20 fev. 2022.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright transfer -- Authorization to publication
If the submitted article is approved for publication, it is already agreed that the author authorizes UFRJ to reproduce it and publish it in Diadorim: revista de estudos linguísticos e literários, the terms "reproduction" and "publication" being understood as defined respectively by items VI and I of article 5 of Law 9610/98. The article can be accessed both by the World Wide Web (WWW) and by the printed version, with free consultation and reproduction of a copy of the article for the own use of those who consult. This authorization of publication is not limited in time, and UFRJ is responsible for maintaining the identification of the author of the article.
The journal Diadorim: revista de estudos linguísticos e literários is licensed under a Creative Commons Attribuition-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0).