MASCULINIDADES NEGRAS EM CAPAS DE REVISTA: LEITURA CRÍTICA-MULTIMODAL EM LÍNGUA PORTUGUESA
DOI :
https://doi.org/10.35520/diadorim.2022.v24n2a51298Mots-clés :
Multiletramentos, Multimodalidade, Leitura crítica.Résumé
Com o avanço dos discursos midiáticos na atualidade, torna-se necessário reconhecer as relações de poder nos textos divulgados pelas mídias em diferentes formatos. Pensando na formação crítica de estudantes do 1º e 2º ano do Ensino Médio, este trabalho configura-se como uma proposta teórico-metodológica e prática, pois possibilita uma aula de leitura multimodal em Língua Portuguesa de capas da revista RAÇA que tematizam, principalmente, representações de masculinidades negras. Com base nos Processos de Conhecimento (COPE; KALANTZIS, 2015), foram propostos quatro momentos de aula, para promover o letramento crítico e multimodal, por meio de questões-chave relacionadas à Gramática do Design Visual (KRESS; VAN LEEUWEN, 1996). As questões elaboradas nesta proposta podem ser utilizadas para leitura de textos multimodais diversos e buscam auxiliar o trabalho de professores/as de Língua Portuguesa no que tange à leitura multimodal em sala de aula. Ao final da sequência de atividades, as/os estudantes poderão compreender criticamente o seu papel ativo na sociedade, assumindo a posição de designers de seu próprio futuro.
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