MASCULINIDADES NEGRAS EM CAPAS DE REVISTA: LEITURA CRÍTICA-MULTIMODAL EM LÍNGUA PORTUGUESA

Auteurs-es

  • Carolina Duarte Garcia Universidade Federal de Minas Gerais
  • Carlos Henrique Rodrigues Valadares Universidade Federal de Minas Gerais
  • Samuel de Sá Ribeiro Universidade Federal de Minas Gerais

DOI :

https://doi.org/10.35520/diadorim.2022.v24n2a51298

Mots-clés :

Multiletramentos, Multimodalidade, Leitura crítica.

Résumé

Com o avanço dos discursos midiáticos na atualidade, torna-se necessário reconhecer as relações de poder nos textos divulgados pelas mídias em diferentes formatos. Pensando na formação crítica de estudantes do 1º e 2º ano do Ensino Médio, este trabalho configura-se como uma proposta teórico-metodológica e prática, pois possibilita uma aula de leitura multimodal em Língua Portuguesa de capas da revista RAÇA que tematizam, principalmente, representações de masculinidades negras. Com base nos Processos de Conhecimento (COPE; KALANTZIS, 2015), foram propostos quatro momentos de aula, para promover o letramento crítico e multimodal, por meio de questões-chave relacionadas à Gramática do Design Visual (KRESS; VAN LEEUWEN, 1996). As questões elaboradas nesta proposta podem ser utilizadas para leitura de textos multimodais diversos e buscam auxiliar o trabalho de professores/as de Língua Portuguesa no que tange à leitura multimodal em sala de aula. Ao final da sequência de atividades, as/os estudantes poderão compreender criticamente o seu papel ativo na sociedade, assumindo a posição de designers de seu próprio futuro.


Bibliographies de l'auteur-e

Carolina Duarte Garcia, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (PosLin) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), duartecarolina@ufmg.br

 

Carlos Henrique Rodrigues Valadares, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (PosLin) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), carlosvaladares@ufmg.br

Samuel de Sá Ribeiro, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (PosLin) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), samuelsaribeiro@ufmg.br

Références

AGUAYO, F; NASCIMENTO, M. Dos décadas de estudios de hombres y masculinidades en America Latina: avances y desafios. Sexualidad, Salud y Sociedad Revista Latinoamericana, Rio de Janeiro, n.22, p. 207-220, abr. 2016.

BÜHLER, R. D. A. Gramática visual: uma leitura de imagens em material didático de línguas alemã e inglesa. Dissertação (Mestrado em Linguística). Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2009.

CAZDEN, C. et al. A Pedagogy of Multiliteracies: Designing Social Futures. Harvard Educational Review, v. 66, n. 1, p. 60-92, Spring 1996. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/265529425_A_Pedagogy_of_Multiliteracies_Designing_Social_Futures. Acesso em: 18 fev. 2022.

CAZDEN, C. et al. Uma pedagogia dos multiletramentos. Desenhando futuros sociais. (Orgs. Ana Elisa Ribeiro e Hércules Tolêdo Corrêa; Trad. Adriana Alves Pinto et al.). Belo Horizonte: LED, 2021. Disponível em: https://www.led.cefetmg.br/uma-pedagogia-dos-multiletramentos/. Acesso em: 18 fev 2022.

CONRADO, M. RIBEIRO, A. A. M. Homem Negro, Negro Homem: masculinidades e feminismo negro em debate. Revista Estudos Feministas, v.25, n. 1, 2017.

COPE, B.; KALANTZIS, M. The Things You Do to Know: An Introduction to the Pedagogy of Multiliteracies. In: COPE, B.; KALANTZIS, M. A Pedagogy of Multiliteracies: Learning by Design. Londres: Palgrave Macmillan UK. 2015. p. 1-36. Disponível em: <https://www.macmillanlearning.co.uk/resources/sample-chapters/9781137539717_sample.pdf> Acesso em: 17 fev. 2022.

DIAS, R. Multimodalidade e multiletramento: Novas identidades para os textos, novas formas de ensinar inglês. In: SILVA, K. A; ARAÚJO, J. (Orgs.). Letramentos, discursos midiáticos e identidades: novas perspectivas. v.15. Pontes Editora, 2015, p. 305-325.

FANON, F. Pele Negra, Máscaras Brancas. Rio de Janeiro. Edufba. 2008.

GILROY, P. O Atlântico Negro: modernidade e dupla consciência. São Paulo: Editora 34. 2001.

GONÇALVES, L. D. A Real Beleza: uma análise discursivo-crítica do “corpo diferente” presente na campanha Dove. Dissertação (Mestrado em Letras). Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2014.

GUALBERTO, C. L. Multimodalidade em livros didáticos de língua portuguesa: uma análise a partir da semiótica social e da gramática do design visual. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos). Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2016.

HALLIDAY, M. A. K. An Introduction to Functional Grammar. 1. ed. London: Edward Arnold, 1985.

HALLIDAY, M; MATTHIESSEN, C. An introduction to functional grammar. 3. ed. Londres: Arnold, 2004.

HODGE, R.; KRESS, G. Social Semiotics. London: Polity Press, 1988. KRESS, G. Discourses, texts, readers and the pro-nuclear arguments. In: CHILTON, P. (Ed.). Language and the nuclear arms debate: nukespeak today. London: Frances Pinter, 1985a. p. 65-87.

JOLY, M. Introdução à análise da imagem. Campinas: Papirus, 2009.

KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Reading images: the grammar of visual design. London, New York: Routledge, [1996], 2006.

MUCCI, S. B. P. A representação de francofalantes a partir de livros didáticos de francês língua estrangeira em uma perspectiva dos estudos discursivos críticos. Dissertação (Mestrado em Letras). Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2020.

NASCIMENTO, R. G. do; BEZERRA, F. A. S.; HEBERLE, V. M. Multiletramentos: iniciação à análise de imagens. Linguagem & Ensino, Pelotas, v.14, n.2, p. 529-552, jul./dez. 2011. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/rle/article/view/15403. Acesso em: 20 fev. 2022.

NATIVIDADE, C.; PIMENTA, S. A semiótica social e a multimodalidade. In. LIMA, C. H. P.; PIMENTA, S.; AZEVEDO, A. M. T. de (orgs.). Incursões Semióticas: Teoria e Prática de Gramática Sistêmico-Funcional, Multimodalidade, Semiótica Social e Análise Crítica do Discurso. Rio de Janeiro: Livre Expressão, 2009, p. 23-50.

RESENDE, V. de M. Representações imagéticas no jornal O Globo: para falar de rua ocultando pessoas. Cadernos de Linguagem e Sociedade, [S. l.], v. 22, n. 1, p. 440–459, 2021. DOI: 10.26512/les.v22i1.37303. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/les/article/view/37303. Acesso em: 20 fev. 2022.

SOUZA, M. A. A.; PINHEIRO, M. S. A construção de significados do infográfico “Panorama das favelas em Fortaleza” à luz da Gramática do Design Visual. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 19, n. 1, p. 229-248, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/1984-6398201812969. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbla/a/YLWx87ZQvsB78vYFCpTzWPp/?lang=pt. Acesso em: 20 fev. 2022.

Téléchargements

Publié-e

2023-06-19

Numéro

Rubrique

Dossiê de Língua/Language Dossier