Questões de discurso, questões de autoria
DOI:
https://doi.org/10.35520/diadorim.2016.v18n2a5366Abstract
Este artigo investiga a constituição da autoria no gênero discursivo monografia de conclusão do curso de Letras, a partir dos esquemas de discurso citado. Nesse sentido, empreende uma reflexão acerca das possibilidades de ensino dos esquemas de discurso citado, focando aspectos que extrapolam o nível puramente sintático/linguístico e, assim, tece, ao mesmo tempo, uma crítica ao tratamento mecanicista e superficial dado ao assunto pelos manuais de gramáticas. Dialoga, para isso, entre outros, com os estudos do Círculo de Bakhtin. A pesquisa caracteriza-se como documental e bibliográfica, de caráter descritivo e interpretativo. O corpus é composto por cinco monografias de conclusão de curso produzidas por estudantes do curso de Letras. As análises mostram que os esquemas de apreensão do discurso de outrem, envolvendo aspectos que estão muito além de questões sintáticas, instauram a autoria a partir da orquestração de vozes consonantes e dissonantes que atravessam o discurso, construindo sentidos. Assim, o gênero monografia é palco do encontro entre vozes, em que o estilo, a construção composicional, o conteúdo semântico-objetal desse enunciado é construído a partir do encontro entre discursos. Ou seja, na escrita monográfica, o sujeito-autor mobiliza outros discursos, aos quais responde, com os quais concorda e/ou polemiza, revelando os pluralismos de vozes outras que atravessam a trama discursiva dos sentidos do gênero em questão. Assim, uma simples abordagem estrutural dos esquemas de discurso citado não é suficiente para flagrar a riqueza de aspectos decorrentes dos usos dos esquemas de discurso citado.Downloads
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