As implicações do texto multimodal na leitura: o caso das histórias em quadrinhos
DOI:
https://doi.org/10.35520/diadorim.2016.v18n2a5374Abstract
Já há trabalhos suficientes no Brasil que autorizam a ampliação do conceito de texto para que ele possa abarcar também produções compostas por diferentes modalidades. Dessa forma, enxerga-se como texto não somente -- e exclusivamente -- o enunciado verbal escrito, mas também o formado por elementos de ordem visual. Essa concepção, que tem sido cara aos estudos do campo da Linguística Textual brasileira contemporânea, traz como consequência um novo olhar sobre a acepção de leitura, elemento-chave para a questão do ensino. A proposta deste artigo é justamente refletir sobre esses aspectos, ou seja, como a concepção atual do que seja um texto reflete no modo como a leitura passa a ser trabalhada no ensino. O recorte da exposição serão as histórias em quadrinhos. Buscar-se-á relembrar que elas eram vistas como “má leitura” no país durante boa parte da segunda metade do século 20 e demonstrar como esse olhar mudou após o estímulo da presença de diferentes gêneros no ensino, compostos por enunciados tanto com conteúdos verbais quanto visuais -- marca da linguagem que compõe as histórias em quadrinhos. O resultado desse confronto histórico revela o quanto mudou a concepção de leitura no âmbito educacional brasileiro. De produções excluídas e criticadas por serem verbo-visuais, elas passaram a ser aceitas e até estimuladas por programas oficiais de fomento à leitura justamente por conta da multimodalidade.Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright transfer -- Authorization to publication
If the submitted article is approved for publication, it is already agreed that the author authorizes UFRJ to reproduce it and publish it in Diadorim: revista de estudos linguísticos e literários, the terms "reproduction" and "publication" being understood as defined respectively by items VI and I of article 5 of Law 9610/98. The article can be accessed both by the World Wide Web (WWW) and by the printed version, with free consultation and reproduction of a copy of the article for the own use of those who consult. This authorization of publication is not limited in time, and UFRJ is responsible for maintaining the identification of the author of the article.
The journal Diadorim: revista de estudos linguísticos e literários is licensed under a Creative Commons Attribuition-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0).