FIAMA E O REFLEXO DA IMAGEM

Autores/as

  • Fernanda Drummond Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.35520/diadorim.2022.v24n2a51114

Palabras clave:

Imagem, representação, poesia portuguesa, Poesia 61, Fiama Hasse Pais Brandão.

Resumen

O texto faz um percurso ora de ordem exemplar ora em close reading pela poesia de Fiama Hasse Pais Brandão. A obra da autora de Morfismos elabora a imagem ­– seu espaço de expressividade no poema – como um modo de entendimento do real. Assim, conceito de imagem não só é o material que compõe os fragmentos de verso, mas se transforma na lente, no método a partir do qual os temas se desdobram. Os muitos poemas de cariz autorreflexivo podem servir de fundamento à condição de miríade das imagens colhidas e inscritas por Fiama. O estudo também acaba por exemplificar momentos em que os versos corroem, aglutinam e fundem as imagens, que não aparecem senão distorcidas, como se ao poeta coubesse uma alquimia de materiais que no fim evaporam. Assim, a escrita de Fiama celebra o aparecimento das imagens enquanto toma profunda consciência de sua ruína.

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Publicado

2023-06-19

Número

Sección

Dossiê de Literatura/Literature Dossier