A MORFOLOGIA FAZ SENTIDO: INTEGRAÇÃO ENTRE TEXTO, LEITURA E ANÁLISE MORFOLÓGICA
DOI :
https://doi.org/10.35520/diadorim.2021.v23n2a40798Mots-clés :
Morfologia, Texto, Leitura, Construção argumentativa.Résumé
As funções e motivações apresentadas por Basílio (1987, 2011) sinalizam para a perspectiva sociocognitiva e interacional da linguagem, estudada, principalmente, pelas teorias de texto e discurso. Conforme Koch (2005) e reiterado por diversos autores, as escolhas linguísticas não são neutras e evidenciam um projeto de dizer. Nesse sentido, nosso objetivo é apresentar uma proposta de atuação em que um tópico recorrente no ensino de morfologia – a nominalização – seja estudado tendo em vista seus efeitos de sentido e função na construção textual. Como demonstraram Souza e Gonçalves (2018), a interface entre morfologia e a Linguística Textual revela uma relação muito próxima entre o plano morfológico e o plano textual. Assim, com base no conceito de referenciação (cf. Cavalcante, 2011), as nominalizações serão vistas como processo importante para construção da coerência e da argumentação por sua capacidade de rotular/sumarizar porções textuais. Além disso, pretendemos apresentar como essa interface pode ser associada ao ensino de leitura e aos gêneros textuais e seus aspectos discursivos, como intencionalidade, orientação argumentativa e finalidade, por exemplo. É nesse contexto que surge a motivação para a discussão aqui proposta, como forma de incentivar um trabalho mais qualificado com a leitura em sala de aula, oferecendo sugestões para isso. Para tanto, analisaremos um editorial, examinando como as nominalizações colaboram para coerência textual e compreensão global do texto e para a construção da argumentação no editorial analisado.
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