A MORFOLOGIA FAZ SENTIDO: INTEGRAÇÃO ENTRE TEXTO, LEITURA E ANÁLISE MORFOLÓGICA

Autor

  • Vitor de Moura Vivas Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ)
  • Margareth Andrade Morais Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ)

DOI:

https://doi.org/10.35520/diadorim.2021.v23n2a40798

Słowa kluczowe:

Morfologia, Texto, Leitura, Construção argumentativa.

Abstrakt

As funções e motivações apresentadas por Basílio (1987, 2011) sinalizam para a perspectiva sociocognitiva e interacional da linguagem, estudada, principalmente, pelas teorias de texto e discurso. Conforme Koch (2005) e reiterado por diversos autores, as escolhas linguísticas não são neutras e evidenciam um projeto de dizer. Nesse sentido, nosso objetivo é apresentar uma proposta de atuação em que um tópico recorrente no ensino de morfologia – a nominalização – seja estudado tendo em vista seus efeitos de sentido e função na construção textual. Como demonstraram Souza e Gonçalves (2018), a interface entre morfologia e a Linguística Textual revela uma relação muito próxima entre o plano morfológico e o plano textual.  Assim, com base no conceito de referenciação (cf. Cavalcante, 2011), as nominalizações serão vistas como processo importante para construção da coerência e da argumentação por sua capacidade de rotular/sumarizar porções textuais. Além disso, pretendemos apresentar como essa interface pode ser associada ao ensino de leitura e aos gêneros textuais e seus aspectos discursivos, como intencionalidade, orientação argumentativa e finalidade, por exemplo. É nesse contexto que surge a motivação para a discussão aqui proposta, como forma de incentivar um trabalho mais qualificado com a leitura em sala de aula, oferecendo sugestões para isso. Para tanto, analisaremos um editorial, examinando como as nominalizações colaboram para coerência textual e compreensão global do texto e para a construção da argumentação no editorial analisado.

Biogramy autorów

Vitor de Moura Vivas - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ)

É graduado em Bacharelado e Licenciatura em Letras - Português/Literaturas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi bolsista CAPES e FAPERJ NOTA 10 no Mestrado e fez o Doutorado na UFRJ com bolsa da CAPES. Atuou como Professor Substituto de Língua Portuguesa na UFRJ e na UERJ. Desde junho de 2011, é Professor do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Campus Rio de Janeiro. É lider do grupo MORFOLOGIA E USO: POR NOVAS PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE PORTUGUÊS, financiado pelo IFRJ/CNPQ com bolsa PROCIÊNCIA. É organizador e autor de periódicos, livros, além de ter diversos capítulos e artigos científicos publicados. Participa também como integrante do grupo de pesquisa NÚCLEO DE ESTUDOS MORFOLÓGICOS DO PORTUGUÊS (NEMP). Seus projetos de pesquisa são realizados em parceria/cooperação técnica com a UFRJ em conjunto com o Professor Dr. Carlos Alexandre Victorio Gonçalves e estudantes da Faculdade de Letras desta instituição. Outros Professores da UFRJ e do IFRJ atuam no grupo. Em 2019/2, foi Professor da disciplina Estudos Morfológicos do Português no Mestrado/Doutorado da UFRJ com Carlos Alexandre Victorio Gonçalves. Atuou na coordenação da equipe de Língua Portuguesa no IFRJ de junho de 2019 até agosto de 2020. 

Margareth Andrade Morais - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ)

É graduada e licenciada em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre (2012) e Doutora (2017) em língua portuguesa também pela UFRJ. Atuou no Ensino Fundamental pela rede municipal e particular do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística de Texto, gêneros textuais, referenciação, argumentação, literatura e ensino de leitura. Desde 2011, é professora efetiva de Língua Portuguesa e suas literaturas, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). Desenvolve pesquisas em parceria/cooperação técnica com o CEFET-RJ e é membro do GPLINT (Grupo de pesquisa em Linguística de Texto) da UFRJ, coordenado pela prof. Dra. Leonor Werneck. Atualmente, supervisiona o PIBID UFRJ - Subprojeto Língua Portuguesa (Produção Textual - Ensino Médio), período 2020-2022.

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Opublikowane

2021-09-20

Numer

Dział

Dossiê de Língua/Language Dossier