Tecer um filho, destecê-lo, imaginá-lo e abandoná-lo. Ou: o que herda o primogênito em Hélène Cixous e em Valter Hugo Mãe

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.35520/diadorim.2025.v27n1a68255

Résumé

A partir das narrativas Le jour où je n’étais pas là [O dia em que eu não estava lá], de Hélène Cixous, e O filho de mil homens, de Valter Hugo Mãe, este artigo se propõe a refletir sobre o lugar do filho primogênito em determinadas obras ficcionais dos dois escritores, sobretudo no que se refere às questões de tecer e de destecer os fios parentais em termos de filiação e de herança. Para um melhor desenvolvimento desta proposta de análise, este artigo será dividido em três partes: na primeira parte, será apresentada uma questão fundamental e complexa: o que é uma criança? Na segunda parte, por meio de uma leitura que marca a parentalidade endogâmica entre certas obras de Hélène Cixous, será tecida a historiografia do abandono de um primogênito. E na terceira parte, da passagem do imaginário à realidade em Valter Hugo Mãe, será demonstrado como o lugar do primogênito é um lugar de substituição, logo, do abandono.     

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Davi Andrade Pimentel, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Pós-doutorando Sênior, com bolsa Faperj, do Departamento de Ciência da Literatura da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Pós-doutor Sênior, com bolsa Faperj, do Departamento de Ciência da Literatura da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Pós-doutor, com bolsa Faperj, do Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense.

Trabalha com a tradução para o português de textos dos escritores franceses: Maurice Blanchot, Bernard Noël e Hélène Cixous.

Doutor em Literatura Comparada pela Universidade Federal Fluminense.

Mestre em Literatura Brasileira pela Universidade Federal do Ceará.

Graduado em Letras Português e Francês pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. 

Graduado em Letras Português e Literaturas pela Universidade Federal do Ceará.

Téléchargements

Publiée

2025-10-07

Numéro

Rubrique

DIADORIM VOLUME 27.1 – Dossiê de Literatura - Herança e filiação na Literatura Contemporânea