DICIONÁRIOS DIALETAIS EM SALA DE AULA: PARA QUÊ E PARA QUEM?
DOI:
https://doi.org/10.35520/diadorim.2021.v23n1a39142Parole chiave:
Dicionários dialetais, Lexicografia histórico-variacional, Ensino.Abstract
Discute-se, neste trabalho, o dicionário dialetal enquanto obra de referência linguística, atentando para a questão do público-alvo e do seu uso em situações sociocomunicativas, para que se proporcione um ensino-aprendizagem de língua em perspectiva histórico-variacional. Desenvolve-se uma discussão sobre léxico, variação diatópica e dicionários na perspectiva do ensino, dialogando com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Procedeu-se a uma breve análise lexicográfica do Vocabulário Dialetal Baiano (2017), de Isamar Neiva de Santana, destacando-se potenciais pedagógicos. Ao final, esboçam-se quatro tipos de atividades com o uso de dicionários dialetais e um plano de aula. Também há uma reflexão sobre a necessidade de se estabelecer uma relação constante entre ensino e pesquisa para o acesso a diferentes e novos recursos.
Riferimenti bibliografici
ANTUNES, I. Aula de português: encontro e interação. São Paulo, SP: Parábola, 2003.
ATKINS, B.; RUNDELL, M. The Oxford Guide to Practical Lexicography. New York: Oxford University Press, 2008.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2016. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf> Acesso em: 22 jul. 2020.
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais (Ensino Médio) - Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Brasília, DF: MEC, 2000. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/blegais.pdf>. Acesso em 23 jul. 2020
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. Brasília, DF: MEC, 1998. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/introducao.pdf>. Acesso em 23 jul. 2020
BURKHANOV, I. Lexicography: A Dictionary of Basic Terminology. Rzeszow: WWP, 1998.
CARDOSO, S; MOTA, J. Projeto Atlas Linguístico do Brasil: antecedentes e estágio atual. ALFA, v. 56, n. 3, p. 855-870, 2012. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/alfa/v56n3/a06v56n3.pdf>. Acesso em: 23 jul. 2020.
CARDOSO, S. Língua: meio de opressão ou de socialização. In: FERREIRA, C. et al. Diversidade do Português do Brasil: estudos de dialectologia rural e outros. Salvador: Centro Editorial e Didático da UFBA, 2 ed., p. 229-233, 1994.
COMITÊ NACIONAL. Atlas Lingüístico do Brasil: questionários. Londrina, PR: EDUEL, 2001.
EZQUERRA, M. Función del diccionario en la enseñanza de la lengua. In: EZQUERRA, M. Lexicografia descriptiva. Barcelona: Bibliograf, 1 ed., p. 165-180, s.d.
FARACO, C.A. Norma culta brasileira: desatando alguns nós. São Paulo, SP: Parábola, 2008.
KRIEGER, M. G. Questões de lexicografia pedagógica. In: XATARA, C. et al. (org.). Dicionários na teoria e na prática: como e para quem são feitos. São Paulo: Parábola, p. 103-113, 2011.
KRIEGER, M. G. Dicionários para o ensino de língua materna: princípios e critérios de escolha. Revista Língua e Literatura, v. 6 e 7, n. 10/11, p. 101-112, 2005. Disponível em: <http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/42>. Acesso em: 23 jul. 2020.
LUCCHESI, D. Língua e sociedade partidas: a polarização sociolinguística do Brasil. São Paulo, SP: Contexto, 2015.
MACHADO FILHO, A. V. L. Um ponto de interseção para a dialectologia e a lexicografia: a proposição de um dicionário dialetal brasileiro com base nos dados do ALiB. Estudos Linguísticos e Literários, n. 41, p. 49-70, 2010.
MARCUSCHI, L. A. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. São Paulo, SP: Cortez, 2001.
MATTOS E SILVA, R. V. Diversidade linguística brasileira e ensino do português: proposições comentadas. In: MATTOS E SILVA, R. O português são dois: novas fronteiras, velhos problemas. São Paulo: Parábola, p. 63-78, 2004.
SANTANA, I. N. Vocabulário Dialetal Baiano. Salvador: Universidade Federal da Bahia, 2017 Tese (Doutorado em Língua e Cultura) do Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura, Instituto de Letras, Universidade Federal da Bahia, 2017.
SOUZA, P. S; MURAKAWA, C. O dicionário como recurso pedagógico: uma análise dos volumes VI, VII e VIII da coleção As Ciências do Léxico. Revista Philologus, v. 25, n. 75, p. 250-269, 2019. <http://www.filologia.org.br/rph/ANO25/75/17.pdf>. Acesso em: 23 jul. 2020.
TARALLO, F. A pesquisa sociolinguística. São Paulo, SP: Ática, 2001.
##submission.downloads##
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Transferência de direitos autorais - Autorização para publicação
Caso o artigo submetido seja aprovado para publicação, já fica acordado que o autor autoriza a UFRJ a reproduzi-lo e publicá-lo na Diadorim: Revista de Estudos Linguísticos e Literários, entendendo-se os termos "reprodução" e "publicação" conforme definição respectivamente dos incisos VI e I do artigo 5° da Lei 9610/98. O artigo poderá ser acessado pela internet, a título gratuito, para consulta e reprodução de exemplar do artigo para uso próprio de quem a consulta. Essa autorização de publicação não tem limitação de tempo, ficando a UFRJ responsável pela manutenção da identificação do autor do artigo.
A Revista Diadorim utiliza uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0).