Ler para compreender; escrever para interagir: o papel dos processos e das estratégias de escrita no ensino-aprendizagem

Autores

  • Girlene Lima Portela UEFS

DOI:

https://doi.org/10.35520/diadorim.2009.v6n0a3891

Resumo

A produção escrita pode ser comparada a uma resolução de problemas, visto que, quando lemos e escrevemos, estamos exercitando nossa apreensão do mundo e, consequentemente, ampliando nossa capacidade de armazenar e recriar informações. Assim, para melhor entender a tarefa da escrita, apoiamo-nos nos postulados propostos por diferentes correntes teóricas, a saber, a psicologia cognitiva, a didática da escrita e a linguística textual, pois estas visam, dentre outros objetivos, desvendar os mecanismos mentais do sujeito, as etapas, os processos e as estratégias de escrita, assim como conhecer as relações existentes entre as diversas variáveis que interferem no processo de produção textual. Nesse contexto, o presente artigo sugere, a partir dos postulados das correntes teóricas supracitadas e da nossa prática docente, uma proposta de melhoria do trabalho do professor e, consequentemente, da qualidade dos textos dos nossos alunos.

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Publicado

2009-12-21

Edição

Seção

Artigos Inéditos