A concordância verbal de terceira pessoa do plural em produções escritas de estudantes universitários
DOI:
https://doi.org/10.35520/diadorim.2011.v8n1a7972Resumo
O objetivo deste estudo é investigar a variação na aplicação da regra da concordância verbal de terceira pessoa em textos de estudantes universitários. Com base no modelo teórico-metodológico da Sociolinguística Variacionista, procura-se determinar os fatores linguísticos e extralinguísticos que condicionam a escolha do falante por uma das formas disponíveis. A amostra analisada consta de cem textos de diversos gêneros produzidos por alunos de diferentes cursos de graduação, de duas faculdades públicas e uma particular de Salvador. Para a análise dos dados, recorreu-se ao programa estatístico GoldVarbX, que fornece os cálculos da frequência e do peso relativo necessários à discussão dos fatores que condicionam o uso das variantes sob análise. Como fatores linguísticos, o estudo apontou: realização, posição e distância do sujeito em relação ao verbo, paralelismo discursivo, concordância nominal no SN sujeito, caracterização semântica do sujeito, tipo de verbo e saliência fônica; e entre os sociais: instituição onde estuda e uso da escrita na atividade profissional.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Transferência de direitos autorais - Autorização para publicação
Caso o artigo submetido seja aprovado para publicação, já fica acordado que o autor autoriza a UFRJ a reproduzi-lo e publicá-lo na Diadorim: Revista de Estudos Linguísticos e Literários, entendendo-se os termos "reprodução" e "publicação" conforme definição respectivamente dos incisos VI e I do artigo 5° da Lei 9610/98. O artigo poderá ser acessado pela internet, a título gratuito, para consulta e reprodução de exemplar do artigo para uso próprio de quem a consulta. Essa autorização de publicação não tem limitação de tempo, ficando a UFRJ responsável pela manutenção da identificação do autor do artigo.
A Revista Diadorim utiliza uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0).