Literatura infantil em língua de sinais e a educação literária do leitor surdo
DOI:
https://doi.org/10.35520/diadorim.2016.v18n1a4731Аннотация
RESUMO: Neste artigo, discutiremos as relações entre literatura e escola, a fim de subsidiar a reflexão sobre as concepções e práticas de leitura literária na formação do leitor surdo no Ensino Fundamental na atualidade. Ancorados nos Estudos Culturais e na obra de Stuart Hall, analisaremos, na primeira parte deste estudo, a materialidade de produções literárias em língua de sinais e as representações sobre a surdez e a literatura nelas engendradas. Na segunda parte, baseados nos estudos de Dalvi (2013), Rezende (2014), Rouxel (2013), dentre outros, que entendem a leitura literária, a vivência ou a experiência da leitura enquanto prática como eixo central da educação literária, apresentaremos algumas sugestões metodológicas para o trabalho docente com a literatura em língua de sinais no Ensino Fundamental.
PALAVRAS-CHAVE: Leitura literária, Língua de sinais, Leitor surdo.
Загрузки
Опубликован
Выпуск
Раздел
Лицензия
Transferência de direitos autorais - Autorização para publicação
Caso o artigo submetido seja aprovado para publicação, já fica acordado que o autor autoriza a UFRJ a reproduzi-lo e publicá-lo na Diadorim: Revista de Estudos Linguísticos e Literários, entendendo-se os termos "reprodução" e "publicação" conforme definição respectivamente dos incisos VI e I do artigo 5° da Lei 9610/98. O artigo poderá ser acessado pela internet, a título gratuito, para consulta e reprodução de exemplar do artigo para uso próprio de quem a consulta. Essa autorização de publicação não tem limitação de tempo, ficando a UFRJ responsável pela manutenção da identificação do autor do artigo.
A Revista Diadorim utiliza uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0).