A salvação pela escrita: algumas páginas sobre a importância da literatura na constituição do sujeito e do cidadão crítico
DOI:
https://doi.org/10.35520/diadorim.2016.v18n1a4736Аннотация
RESUmO: Um tema tão complexo e abrangente como a relação entre leitura e subjetividade, leitura e cidadania, permite uma análise interdisciplinar, na qual várias vozes podem contribuir para elucidar a questão. Nosso ponto de partida foram as leituras de Michele Petit (2009, 2008), a qual discorre sobre a literatura em tempos de crise, apoiando-se em aspectos sociais e polí- ticos, mas lendo-os à luz de temas psicanalíticos, como a própria construção da subjetividade. Inspirada por Paulo Freire (1996), Silvia Castrillón (2011) examina as dificuldades da democratização da leitura e da escrita, tomando-as como direito do cidadão, muito além de modismos e tendências mercadológicas neoliberais. As teses de Nestor Garcia Canclini (2003, 1999) ecoam nas palavras de Castrillón, as quais, alguns anos depois, ainda encontram fortes aliadas nas palavras imortalizadas por Virginia Woolf no ensaio Um teto todo seu (1985 [1928]), escrito a partir da opressão das mulheres e seu silêncio. Em apoio a essas ideias, os conceitos freudianos de luto, melancolia e sublimação oferecem possíveis ferramentas de entendimento na construção do sujeito que procura salvar-se da angústia através da literatura.
PALAVRAS-CHAVE: Literatura, Subjetividade, Cidadania.
Загрузки
Опубликован
Выпуск
Раздел
Лицензия
Transferência de direitos autorais - Autorização para publicação
Caso o artigo submetido seja aprovado para publicação, já fica acordado que o autor autoriza a UFRJ a reproduzi-lo e publicá-lo na Diadorim: Revista de Estudos Linguísticos e Literários, entendendo-se os termos "reprodução" e "publicação" conforme definição respectivamente dos incisos VI e I do artigo 5° da Lei 9610/98. O artigo poderá ser acessado pela internet, a título gratuito, para consulta e reprodução de exemplar do artigo para uso próprio de quem a consulta. Essa autorização de publicação não tem limitação de tempo, ficando a UFRJ responsável pela manutenção da identificação do autor do artigo.
A Revista Diadorim utiliza uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0).