A interface entre Linguística Funcional e Gramática de Construções: aspectos teóricos e metodológicos – uma entrevista com Renata Enghels (Ghent University)

Авторы

Аннотация

A interface Linguística Funcional e Gramática de Construções já se mostrou produtiva para a análise dos mais variados fenômenos, em diversas línguas. Essas vertentes teóricas compartilham semelhanças no que diz respeito ao lugar do uso nas investigações linguísticas. No Funcionalismo, o uso é a realidade fundamental da língua, uma vez que se entende que a língua se molda pelos usos que dela fazemos nas situações de comunicação em que nos engajamos. Na Gramática de Construções, os construtos – instanciações concretas dos esquemas construcionais – são o meio pelo qual construímos generalizações sobre padrões que emergem da nossa experiência no uso da língua. Funcionalismo e Gramática de Construções se aproximam também ao reconhecerem a estreita relação entre forma e função, tão cara aos estudos funcionalistas e capturada pela Gramática de Construções no conceito de construção. No entanto, esse frutífero diálogo também pode apresentar desafios de ordem teórico-metodológica, o que nos coloca no papel de pensar até que ponto essas vertentes se complementam e se diferenciam, bem como quais precauções se deve ter ao trabalhar com ambas. Nesse sentido, propomos esta entrevista com a Profa. Dra. Renata Enghels (Ghent University), cuja produção ilustra muito bem como a interface entre funcionalismo e Gramática de Construções pode resultar em uma ferramenta potencial para a análise de fenômenos de natureza diversa. As questões buscam compreender a perspectiva adotada pela pesquisadora nas investigações que tem coordenado e qual o seu posicionamento acerca dos atuais desafios teórico-metodológicos da abordagem funcional-construcionista. Convidamos todos/todas à leitura.

Биографии авторов

Edvaldo Balduino Bispo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Nata, RN, Brasil.

Professor Associado do Departamento de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e docente permanente do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PPgEL) na mesma universidade. Pós-doutor pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com apoio da FAPERJ. Líder do Grupo de Estudos Discurso & Gramática/UFRN. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Fernando da Silva Cordeiro, Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Caraúbas, RN, Brasil.

Doutor em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2021). Professor de Linguística/Língua Portuguesa, da Universidade Federal Rural do Semi-árido (UFERSA) – campus Caraúbas. Líder do Grupo de Estudos Língua em Uso da Universidade Federal Rural do Semi-árido (UFERSA) e pesquisador do Grupo de Estudos Discurso & Gramática da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Renata Enghels, Ghent University. Ghent, Belgium.

Professor at Ghent University. Ghent, Belgium

Опубликован

2024-05-01

Выпуск

Раздел

v26n1 - LING: Funcionalismo norte-americano e Gramática de Construções: diálogos em aberto