A interface entre Linguística Funcional e Gramática de Construções: aspectos teóricos e metodológicos – uma entrevista com Renata Enghels (Ghent University)
Аннотация
A interface Linguística Funcional e Gramática de Construções já se mostrou produtiva para a análise dos mais variados fenômenos, em diversas línguas. Essas vertentes teóricas compartilham semelhanças no que diz respeito ao lugar do uso nas investigações linguísticas. No Funcionalismo, o uso é a realidade fundamental da língua, uma vez que se entende que a língua se molda pelos usos que dela fazemos nas situações de comunicação em que nos engajamos. Na Gramática de Construções, os construtos – instanciações concretas dos esquemas construcionais – são o meio pelo qual construímos generalizações sobre padrões que emergem da nossa experiência no uso da língua. Funcionalismo e Gramática de Construções se aproximam também ao reconhecerem a estreita relação entre forma e função, tão cara aos estudos funcionalistas e capturada pela Gramática de Construções no conceito de construção. No entanto, esse frutífero diálogo também pode apresentar desafios de ordem teórico-metodológica, o que nos coloca no papel de pensar até que ponto essas vertentes se complementam e se diferenciam, bem como quais precauções se deve ter ao trabalhar com ambas. Nesse sentido, propomos esta entrevista com a Profa. Dra. Renata Enghels (Ghent University), cuja produção ilustra muito bem como a interface entre funcionalismo e Gramática de Construções pode resultar em uma ferramenta potencial para a análise de fenômenos de natureza diversa. As questões buscam compreender a perspectiva adotada pela pesquisadora nas investigações que tem coordenado e qual o seu posicionamento acerca dos atuais desafios teórico-metodológicos da abordagem funcional-construcionista. Convidamos todos/todas à leitura.
Загрузки
Опубликован
Выпуск
Раздел
Лицензия
Это произведение доступно по лицензии Creative Commons «Attribution-NonCommercial» («Атрибуция — Некоммерческое использование») 4.0 Всемирная.
Transferência de direitos autorais - Autorização para publicação
Caso o artigo submetido seja aprovado para publicação, já fica acordado que o autor autoriza a UFRJ a reproduzi-lo e publicá-lo na Diadorim: Revista de Estudos Linguísticos e Literários, entendendo-se os termos "reprodução" e "publicação" conforme definição respectivamente dos incisos VI e I do artigo 5° da Lei 9610/98. O artigo poderá ser acessado pela internet, a título gratuito, para consulta e reprodução de exemplar do artigo para uso próprio de quem a consulta. Essa autorização de publicação não tem limitação de tempo, ficando a UFRJ responsável pela manutenção da identificação do autor do artigo.
A Revista Diadorim utiliza uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0).