A sociologia da punição de Loïc Wacquant como abordagem crítica no campo do direito e desenvolvimento
Autores
Adriana Silva Gregorut
Fundação Getúlio Vargas
Palavras-chave:
criminologia crítica, direito, desenvolvimento, hiperencarceramento, controle social
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo sugerir uma aproximação entre duas abordagens, a da sociologia da punição de Loïc Wacquant e a abordagem institucional de John Sutton, como chave analítica para a realidade do hiperencarceramento no Brasil. Para tanto, delimitaremos a proposta teórica de Wacquant e, em seguida, apresentaremos uma análise da crítica institucional à sua abordagem. Por fim, propomos um ensaio de como seria possível adequar ambas as abordagens para uma análise crítica do regime carcerário brasileiro que considere as particularidades locais, de forma a contribuir para o debate no campo do direito e desenvolvimento.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Biografia do Autor
Adriana Silva Gregorut, Fundação Getúlio Vargas
Doutoranda e mestre em direito e desenvolvimento pela Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV, São Paulo, Brasil). Tem graduação em direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP, Brasil).
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à DILEMAS - Revista de Estudos de Conflito e Controle Social o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons tipo atribuição BY (CC-BY), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.