O duplo objetivo sancionatório-educativo no Brasil e na França: As diferentes configurações organizacionais direcionadas ao adolescente em conflito com a lei

Autores

  • Juliana Vinuto Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, Brasil
  • Dominique Duprez Centre National de la Recherche Scientifique, Paris, França

Palavras-chave:

punir, educar, adolescente em conflito com a lei, Brasil, França

Resumo

Este texto discute como o duplo objetivo sancionatório-educativo, baseado na Doutrina da Proteção Integral das Nações Unidas para a infância, é implementado em três diferentes instituições direcionadas para a sanção do adolescente em conflito com a lei. Ao contrastar duas instituições francesas e uma brasileira, observaremos diferentes possibilidades de operacionalizar o princípio que entende o adolescente enquanto sujeito em desenvolvimento, a partir de diferentes conexões entre segurança e educação. Os dados expostos sugerem uma tendência de ênfase no aspecto sancionatório, apesar das diferentes configurações existentes em cada contexto.

Biografia do Autor

Juliana Vinuto, Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, Brasil

Professora do Departamento de Segurança Pública (DSP) da Universidade Federal Fluminense (UFF, Niterói, Brasil). É doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, Brasil), mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da Universidade de São Paulo (USP, Brasil) e graduada em ciências sociais pela USP.

Dominique Duprez, Centre National de la Recherche Scientifique, Paris, França

Diretor de pesquisas do Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS, Paris, França) e pesquisador do Cesdip. Diretor de Publicação da revista Déviance et Société. É doutor em sociologia pela Universidade de Lille 1 (França).

Downloads

Publicado

2019-07-23