O duplo objetivo sancionatório-educativo no Brasil e na França: As diferentes configurações organizacionais direcionadas ao adolescente em conflito com a lei

Auteurs-es

  • Juliana Vinuto Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, Brasil
  • Dominique Duprez Centre National de la Recherche Scientifique, Paris, França

Mots-clés :

punir, educar, adolescente em conflito com a lei, Brasil, França

Résumé

Este texto discute como o duplo objetivo sancionatório-educativo, baseado na Doutrina da Proteção Integral das Nações Unidas para a infância, é implementado em três diferentes instituições direcionadas para a sanção do adolescente em conflito com a lei. Ao contrastar duas instituições francesas e uma brasileira, observaremos diferentes possibilidades de operacionalizar o princípio que entende o adolescente enquanto sujeito em desenvolvimento, a partir de diferentes conexões entre segurança e educação. Os dados expostos sugerem uma tendência de ênfase no aspecto sancionatório, apesar das diferentes configurações existentes em cada contexto.

Bibliographies de l'auteur-e

Juliana Vinuto, Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, Brasil

Professora do Departamento de Segurança Pública (DSP) da Universidade Federal Fluminense (UFF, Niterói, Brasil). É doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, Brasil), mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da Universidade de São Paulo (USP, Brasil) e graduada em ciências sociais pela USP.

Dominique Duprez, Centre National de la Recherche Scientifique, Paris, França

Diretor de pesquisas do Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS, Paris, França) e pesquisador do Cesdip. Diretor de Publicação da revista Déviance et Société. É doutor em sociologia pela Universidade de Lille 1 (França).

Publié-e

2019-07-23