Configuração da “intersexualidade” no contexto chileno: abordagens, paradigmas e dispositivos institucionais que controlam a(s) experiência(s) Este artigo apresenta uma etnografia institucional realizada entre 2022 e 2024, no âmbito dos debates governamentais sobre a questão intersexual no Chile. Os dados obtidos foram sistematizados por meio da técnica de Coalizões Discursivas (CD) com o objetivo de identificar as relações de poder e as alianças que se configuram na esfera política atual e como elas influenciam a experiência intersexual no território. Os resultados aqui apresentados nos convidam a refletir se as práticas sociais atuais permitem a possibilidade de incorporar outro corpo intersexo, diferente da experiência reificada, e útil para a criação de políticas.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Biografia do Autor
Gloria E. Casanova Molina, Universitat Autònoma de Barcelona, Barcelona, España
Es PhD en Antropología Social y Cultural por la Universitat Autònoma de Barcelona (UAB, Barcelona, España). Es máster en Investigación Avanzada e Intervención Social por la UAB (Barcelona, España). Tiene Certificado de los Estudios Políticos por el Institut d’Études Politiques (IEP) de la Sciences Po (Rennes, Francia). Es graduada en Ciencias Políticas y Administración Pública por la Universidad de Concepción (UDEC, Chile). Es integrante del Grupo Antropologia i Història de la Construcció de les Identitats Socials i Polítiques (AHCISP) del Estudis Socials i de Gènere sobre la Corporalitat i la Subjectivitat (LIS).
Copyright (c) 2025 Ao submeter um texto, autores mantêm os direitos autorais e concedem à DILEMAS - Revista de Estudos de Conflito e Controle Social o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons tipo atribuição BY (CC-BY), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Os autores estão cientes, inclusive, que o trabalho circulará livre e gratuitamente, em versão digital.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à DILEMAS - Revista de Estudos de Conflito e Controle Social o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons tipo atribuição BY (CC-BY), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.