Configuración de “la intersexualidad” en el contexto chileno: abordajes, paradigmas y dispositivos institucionales que controlan la(s) experiencia(s)
DOI:
https://doi.org/10.4322/dilemas.v18.n1.64173Palavras-chave:
intersexualidade, Chile, etnografia institucional, coalizões discursivasResumo
Configuração da “intersexualidade” no contexto chileno: abordagens, paradigmas e dispositivos institucionais que controlam a(s) experiência(s) Este artigo apresenta uma etnografia institucional realizada entre 2022 e 2024, no âmbito dos debates governamentais sobre a questão intersexual no Chile. Os dados obtidos foram sistematizados por meio da técnica de Coalizões Discursivas (CD) com o objetivo de identificar as relações de poder e as alianças que se configuram na esfera política atual e como elas influenciam a experiência intersexual no território. Os resultados aqui apresentados nos convidam a refletir se as práticas sociais atuais permitem a possibilidade de incorporar outro corpo intersexo, diferente da experiência reificada, e útil para a criação de políticas.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Ao submeter um texto, autores mantêm os direitos autorais e concedem à DILEMAS - Revista de Estudos de Conflito e Controle Social o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons tipo atribuição BY (CC-BY), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Os autores estão cientes, inclusive, que o trabalho circulará livre e gratuitamente, em versão digital.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à DILEMAS - Revista de Estudos de Conflito e Controle Social o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons tipo atribuição BY (CC-BY), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.