O sistema de justiça juvenil na perspectiva sociológica: Entre frouxa articulação e linha de montagem
DOI:
https://doi.org/10.17648/dilemas.v13n3.25800Schlagworte:
justiça juvenil, justiça em linha de montagem, justiça frouxamente articulada, sociologia, abordagens organizacionaisAbstract
O artigo promove revisão bibliográfica sobre justiça juvenil no campo da sociologia no Brasil. As pesquisas são divididas em três conjuntos: as clássicas, centradas no perfil sociodemográfico dos adolescentes em conflito com a lei; um segundo grupo, que reúne, em sua maioria, estudos de teor etnográfico, reforçando o argumento da frouxa articulação; e, por fim, ratificando a ideia de justiça em linha de montagem, pesquisas sobre integração das instituições. O artigo demonstra o fortalecimento das abordagens organizacionais e a proeminência dos processos de sujeição criminal na trajetória recente da justiça juvenil no país.
Zusätzliche Dateien
Veröffentlicht
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à DILEMAS - Revista de Estudos de Conflito e Controle Social o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons tipo atribuição BY (CC-BY), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.