Investir ‘na moral’: Um estudo sobre ‘influencers’ e moralismo ostentatório a partir de ‘ads’ de investimentos financeiros

Authors

DOI:

https://doi.org/10.4322/dilemas.v17.n3.65280

Keywords:

investments, influencers, ostentatious moralism, ads, critique

Abstract

Moral Investments: A Study on Influencers and Ostentatious Moralism Based on Financial Investment Ads. This paper aims to analyze the efforts of investment influencers to convert non-investors into investors by deploying a form of behavior we call ostentatious moralism (OM). By analyzing 60 ads broadcasted on YouTube, we studied how they deploy what we call moralistic compelling to get viewers to adhere to their investment plans. We observed three forms of compelling based on moralistic ostentation: constraints, aggression, and ridicule, in addition to confraternization, a non-moralistic exception that proves the rule, which shows the naturalization of OM in the contemporary context.

Author Biographies

Samantha Sales, Universidade Federal do Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Assessora técnica do Departamento Nacional (DN) do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e doutoranda e mestre (com bolsa Nota 10 Faperj) em sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, Rio de Janeiro, Brasil), tendo feito estágio doutoral no Centre de Sociologie des Organisations (CSO), unidade mista de pesquisa do Institut d’Études Politiques de Paris (Sciences Po Paris, França) e do Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS, Paris, França). É graduada em ciências sociais também pela UFRJ.

Alexandre Werneck, Universidade Federal do Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Professor do Departamento de Sociologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, Rio de Janeiro, Brasil) e de seu Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA), do qual foi coordenador (2022-2023), e é coordenador do Núcleo de Estudos de Cidadania, Conflito e Violência Urbana (Necvu) da UFRJ. É bolsista de produtividade PQ2 do CNPq e pesquisador Jovem Cientista do Nosso Estado da Faperj. É doutor em sociologia pelo PPGSA/UFRJ, com estágio doutoral na École des Hautes Études e Sciences Sociales (EHESS, Paris, França), e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação (ECO) da UFRJ, mesma casa em que se graduou em comunicação social.

Published

2024-11-28