Investir ‘na moral’: Um estudo sobre ‘influencers’ e moralismo ostentatório a partir de ‘ads’ de investimentos financeiros
DOI :
https://doi.org/10.4322/dilemas.v17.n3.65280Mots-clés :
investimentos, influencers, moralismo ostentatório, ads, críticaRésumé
O objetivo deste artigo é analisar os esforços de influencers de investimentos para converter um público de não investidores em investidores pela mobilização de uma forma de comportamento que chamamos de moralismo ostentatório (MO). Com a análise de 60 ads veiculados na plataforma YouTube, estudamos como esses influencers recorrem ao que chamamos de impelimento moralista para levar espectadores a aderir a seus planos de investimento. Observamos três formas de impelimento baseado na ostentação moralista: o constrangimento, a agressividade e a ridicularização, além do congraçamento, exceção não moralista, mas que comprova a regra, o que demonstra a naturalização do MO no contexto contemporâneo.
Téléchargements
Fichiers supplémentaires
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
© Ao submeter um texto, autores mantêm os direitos autorais e concedem à DILEMAS - Revista de Estudos de Conflito e Controle Social o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons tipo atribuição BY (CC-BY), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Os autores estão cientes, inclusive, que o trabalho circulará livre e gratuitamente, em versão digital. 2024
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à DILEMAS - Revista de Estudos de Conflito e Controle Social o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons tipo atribuição BY (CC-BY), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.