Investir ‘na moral’: Um estudo sobre ‘influencers’ e moralismo ostentatório a partir de ‘ads’ de investimentos financeiros

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.4322/dilemas.v17.n3.65280

Palabras clave:

investimentos, influencers, moralismo ostentatório, ads, crítica

Resumen

O objetivo deste artigo é analisar os esforços de influencers de investimentos para converter um público de não investidores em investidores pela mobilização de uma forma de comportamento que chamamos de moralismo ostentatório (MO). Com a análise de 60 ads veiculados na plataforma YouTube, estudamos como esses influencers recorrem ao que chamamos de impelimento moralista para levar espectadores a aderir a seus planos de investimento. Observamos três formas de impelimento baseado na ostentação moralista: o constrangimento, a agressividade e a ridicularização, além do congraçamento, exceção não moralista, mas que comprova a regra, o que demonstra a naturalização do MO no contexto contemporâneo.

Biografía del autor/a

Samantha Sales, Universidade Federal do Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Assessora técnica do Departamento Nacional (DN) do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e doutoranda e mestre (com bolsa Nota 10 Faperj) em sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, Rio de Janeiro, Brasil), tendo feito estágio doutoral no Centre de Sociologie des Organisations (CSO), unidade mista de pesquisa do Institut d’Études Politiques de Paris (Sciences Po Paris, França) e do Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS, Paris, França). É graduada em ciências sociais também pela UFRJ.

Alexandre Werneck, Universidade Federal do Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Professor do Departamento de Sociologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, Rio de Janeiro, Brasil) e de seu Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA), do qual foi coordenador (2022-2023), e é coordenador do Núcleo de Estudos de Cidadania, Conflito e Violência Urbana (Necvu) da UFRJ. É bolsista de produtividade PQ2 do CNPq e pesquisador Jovem Cientista do Nosso Estado da Faperj. É doutor em sociologia pelo PPGSA/UFRJ, com estágio doutoral na École des Hautes Études e Sciences Sociales (EHESS, Paris, França), e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação (ECO) da UFRJ, mesma casa em que se graduou em comunicação social.

Publicado

2024-11-28