ABORDAGENS POSSÍVEIS PARA UMA EDUC(AÇÃO) DECOLONIAL POR VIR
Palavras-chave:
Educação, Decolonialidade, Pedagogia Decolonial, Emancipação, Prática pedagógica.Resumo
Este estudo busca potencializar possíveis práticas educacionais decoloniais que disparem, em meio a educação, um pensar e agir mais livre frente aos modelos hegemônicos. O estudo de caráter teórico-conceitual se inscreve entre os campos da Educação e dos Estudos Decoloniais. Primeiramente, propõe-se uma análise atenta sobre os estudos decoloniais, no esforço de expor alguns dos mecanismos psicossociais, culturais e subjetivos pelos quais a colonialidade exerce influência sobre os sujeitos, moldando seus modos de ser e estar, assim como a percepção da realidade e de sua historicidade e cultura. Após, na tentativa de apontar para possíveis mudanças de conduta, são elencadas práticas educacionais que postulam a desnaturalização/desaprendizagem das formas dominantes ainda vigentes. A crítica à colonialidade do saber é feita conjuntamente à defesa de uma transgressão/desobediência epistêmica, alinhamos a conjectura de nossa crítica à superação do pensamento colonial, onde a prática pedagógica surge como ferramenta possível a esse enfrentamento, servindo, quem sabe, de alicerce para uma educação decolonial por vir.
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