ABORDAGENS POSSÍVEIS PARA UMA EDUC(AÇÃO) DECOLONIAL POR VIR

Autores/as

Palabras clave:

Educação, Decolonialidade, Pedagogia Decolonial, Emancipação, Prática pedagógica.

Resumen

Este estudo busca potencializar possíveis práticas educacionais decoloniais que disparem, em meio a educação, um pensar e agir mais livre frente aos modelos hegemônicos. O estudo de caráter teórico-conceitual se inscreve entre os campos da Educação e dos Estudos Decoloniais. Primeiramente, propõe-se uma análise atenta sobre os estudos decoloniais, no esforço de expor alguns dos mecanismos psicossociais, culturais e subjetivos pelos quais a colonialidade exerce influência sobre os sujeitos, moldando seus modos de ser e estar, assim como a percepção da realidade e de sua historicidade e cultura. Após, na tentativa de apontar para possíveis mudanças de conduta, são elencadas práticas educacionais que postulam a desnaturalização/desaprendizagem das formas dominantes ainda vigentes. A crítica à colonialidade do saber é feita conjuntamente à defesa de uma transgressão/desobediência epistêmica, alinhamos a conjectura de nossa crítica à superação do pensamento colonial, onde a prática pedagógica surge como ferramenta possível a esse enfrentamento, servindo, quem sabe, de alicerce para uma educação decolonial por vir.

Biografía del autor/a

Fabrício Romani

Graduando em Letras (Português e Espanhol) pela Universidade Federal da Fronteira Sul. Lattes: http://lattes.cnpq.br/5877989788741802. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7071-834X. Email: fabricioz.1.2@hotmail.com.

Cláudia Santos, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Professora do Curso de Pedagogia no Instituto Federal
do Paraná (IFPR/campus-Palmas). Doutora em Educação pela Universidade Federal de
Santa Maria, 2020. Mestre em Educação pela Universidade Comunitária da Região de
Chapecó (UNOCHAPECÓ), 2015. Graduação- Bacharelado em Artes Visuais pela
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), 2010. Graduação em Desenho e Plástica
- Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), 2008.
Graduação- Licenciatura Plena em Pedagogia (UNICESUMAR), 2020. Editora de Seção
da Revista Digital do LAV (RDLAV). ORCID: http://orcid.org/0000-0003-3525-9517. e
mail: claudia.santos@ifpr.edu.br

Carla Trindade

Mestranda em História pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Graduada em Licenciatura em História pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – 2018 - 2023. Lattes: http://lattes.cnpq.br/6002044300602960. E-mail: carlaatrindade4@gmail.com

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Publicado

2024-04-13