OS CORPOS NEGROS DOS TRABALHADORES QUE TRANSITAM NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE JOVENS E ADULTOS - PROEJA

Autores

Palavras-chave:

Corpos Pretos. Estudantes Trabalhadores. Proeja. Discursos. Estudos Decoloniais.

Resumo

A sociedade ainda configura as desigualdades raciais e sociais atravessadas pelo domínio hegemônico tendo em sua pirâmide o racismo sistêmico que invisibiliza corpos negros dos trabalhadores alijando do mundo do trabalho e dos saberes epistemológicos. Narrar sobre os corpos pretos dos trabalhadores em suas lutas cotidianas que têm suas vidas marcadas por estereótipos, negligência de oportunidades e uma linguagem demeritória e racista corrobora para que os sujeitos pretos aliançados aos coletivos lutem contra os discursos do patriarcado branco eurocêntrico e questione seus diretos à existência.  Considerando, essa problemática, o estudo tem como objetivos, aproximar as discussões étnico racial militando contra silenciamentos , inexistência dos corpos pretos trabalhadores e desmascarar o racismo camaleão que se esconde na linguagem da branquitude, contribuindo para os estudos antirracistas.

 

Biografia do Autor

ISLEN BARBOSA MACHADO, COLÉGIO PEDRO II

Mestre em Educação no Programa de Educação Profissional e Tecnológica- ProfEPT- Colégio Pedro II, com especialização em Educação nas séries iniciais do Ensino Fundamental pelo Colégio Pedro II (2018), Orientação Educacional e Pedagógica pela AVM, em Educação Especial e Inclusiva (2020) , Neuroeducação e especialista em Tradução e Interpretação em Língua Brasileira de Sinais- LIBRAS. Participa atualmente do grupo "CONVERSAS ENTRE PROFESSORES: alteridades e singularidades” (ConPAS), coordenado pela professora e Doutora Graça Regina Franco da Silva Reis, na Universidade
Federal do Rio de Janeiro. Atualmente, desempenha o papel de docente dos Anos Iniciais do 1 Segmento do Ensino Fundamental no colégio Municipal Conde Afonso Celso.

RODRIGO TREVISANO BARROS, PEDRO II

Doutor em Ciência, Tecnologia e Educação pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (2018), com mestrado em Ciência, Tecnologia e Educação pela mesma instituição, obtido em 2013. Atualmente, desempenha o papel de docente no Colégio Pedro II, onde atua como professor da Educação Básica Técnica e Tecnológica, bem como no Programa de Pós-Graduação no curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (PROFEPT).

WAYZA ANDRADE VERTA, PEDRO II

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo Colégio Pedro II (2023), com
pós-graduação em Pedagogia Empresarial pela Universidade Cândido Mendes (2009) e
graduação em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense (2006). Atualmente, exerce o
cargo de professora da Educação Básica Técnica e Tecnológica no Colégio Pedro II.

Referências

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Publicado

2024-04-13