OS CORPOS NEGROS DOS TRABALHADORES QUE TRANSITAM NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE JOVENS E ADULTOS - PROEJA

Auteurs

Mots-clés :

Corpos Pretos. Estudantes Trabalhadores. Proeja. Discursos. Estudos Decoloniais.

Résumé

A sociedade ainda configura as desigualdades raciais e sociais atravessadas pelo domínio hegemônico tendo em sua pirâmide o racismo sistêmico que invisibiliza corpos negros dos trabalhadores alijando do mundo do trabalho e dos saberes epistemológicos. Narrar sobre os corpos pretos dos trabalhadores em suas lutas cotidianas que têm suas vidas marcadas por estereótipos, negligência de oportunidades e uma linguagem demeritória e racista corrobora para que os sujeitos pretos aliançados aos coletivos lutem contra os discursos do patriarcado branco eurocêntrico e questione seus diretos à existência.  Considerando, essa problemática, o estudo tem como objetivos, aproximar as discussões étnico racial militando contra silenciamentos , inexistência dos corpos pretos trabalhadores e desmascarar o racismo camaleão que se esconde na linguagem da branquitude, contribuindo para os estudos antirracistas.

 

Bibliographies de l'auteur

ISLEN BARBOSA MACHADO, COLÉGIO PEDRO II

Mestre em Educação no Programa de Educação Profissional e Tecnológica- ProfEPT- Colégio Pedro II, com especialização em Educação nas séries iniciais do Ensino Fundamental pelo Colégio Pedro II (2018), Orientação Educacional e Pedagógica pela AVM, em Educação Especial e Inclusiva (2020) , Neuroeducação e especialista em Tradução e Interpretação em Língua Brasileira de Sinais- LIBRAS. Participa atualmente do grupo "CONVERSAS ENTRE PROFESSORES: alteridades e singularidades” (ConPAS), coordenado pela professora e Doutora Graça Regina Franco da Silva Reis, na Universidade
Federal do Rio de Janeiro. Atualmente, desempenha o papel de docente dos Anos Iniciais do 1 Segmento do Ensino Fundamental no colégio Municipal Conde Afonso Celso.

RODRIGO TREVISANO BARROS, PEDRO II

Doutor em Ciência, Tecnologia e Educação pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (2018), com mestrado em Ciência, Tecnologia e Educação pela mesma instituição, obtido em 2013. Atualmente, desempenha o papel de docente no Colégio Pedro II, onde atua como professor da Educação Básica Técnica e Tecnológica, bem como no Programa de Pós-Graduação no curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (PROFEPT).

WAYZA ANDRADE VERTA, PEDRO II

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo Colégio Pedro II (2023), com
pós-graduação em Pedagogia Empresarial pela Universidade Cândido Mendes (2009) e
graduação em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense (2006). Atualmente, exerce o
cargo de professora da Educação Básica Técnica e Tecnológica no Colégio Pedro II.

Références

BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. São Paulo: Editora 34, 2016 (1ª edição)

BAKHTIN, Mikhail. Para uma filosofia do ato responsável. [Tradução aos cuidados de Valdemir Miotello & Carlos Faraco]. São Carlos: Pedro & João Editores, 2017.

BENTO, Cida. O pacto da branquitude. Brasil, Companhia das Letras, 2022.

BILGE, S., Collins, P. H. (2021). Interseccionalidade. Brasil: Boitempo Editorial.

CAGLIARI, Luiz Carlos - Alfabetização e Linguística (1992). Editora: Scipione.

EVARISTO, Conceição. Poemas de recordação e outros movimentos. Brasil, Malê Editora, 2021.

KILOMBA, Grada. Memórias da plantação: episódios de racismo cotidiano. Brasil, Editora Cobogó, 2020.

LIBRARY, Mentors. Resumo Estendido: Fragilidade Branca (White Fragility) - Baseado No Livro De Robin Diangelo. Alemanha, Mentors Library, 2020.

MORRISON, Toni. A origem dos outros: Seis ensaios sobre racismo e literatura. Brasil, Companhia das Letras, 2019.

OLUO, I. (2020). Então você quer conversar sobre raça. Brasil: Best Seller.

SOUZA, N. S. (2021). Tornar-se negro: Ou As vicissitudes da identidade do negro brasileiro em ascensão social. Brasil: Zahar.

Publiée

2024-04-13