PODE A ARTE-EDUCAÇÃO NA FUNDAÇÃO CASA FALAR?
Schlagworte:
Fundação Casa, Arte-Educação, Medida-socioedutivaAbstract
O objetivo deste artigo é discutir o papel da arte-educação na construção de autonomia e liberdade de jovens do gênero masculino de 12 a 20 anos e 11 meses que cumprem medida socioeducativa de internação na Fundação Casa na cidade de São Paulo. Esta análise parte da experiência de um educador com oficinas de arte e cultura no complexo do bairro do Brás na capital paulista. As oficinas de arte educação ocorreram durante o ano de 2022 e no primeiro semestre de 2023. Partiu-se de duas linguagens para estruturar as oficinas: circo e teatro, mas durante o processo pedagógico se trouxe literatura, musicalidade e dança. Assim, busca-se refletir sobre as possibilidades de elaborar e desenvolver uma educação libertária e decolonial em um contexto de privação de liberdade, criando um espaço pedagógico que valorize a autonomia e liberdade em um ambiente que sobretudo é de punição, controle e disciplina.
Palavras-chave: Fundação Casa; Arte-Educação; Medida-socioedutivaLiteraturhinweise
BAKUNIN, Mikhail. (2014). O Império Knuto-germânico e a revolução social. In: De baixo para cima e da periferia para o centro: textos políticos, filosóficos e de teoria sociológica de Mikhail Bakunin. Niterói: Alternativa.
BISPO, Nego. Instituto Claro. O que é contracolonial e qual a diferença em relação ao pensamento decolonial?. Entrevistado: Nego Bispo. Entrevistador: Marcelo Aboud. 21 de março de 2023. Disponível em : https://www.institutoclaro.org.br/educacao/nossas-novidades/podcasts/o-que-e-contra-colonial-e-qual-a-diferenca-em-relacao-ao-pensamento-decolonial/ Acesso em: 18 de maio de 2023.
CODELLO, Francesco. (2007), “A boa educação”: Experiências libertárias e teorias anarquistas na Europa, de Godwin a Neill. Vol. 1: a teoria. São Paulo: Imaginário.
FANON, Frantz. (2003), Los condenados de la tierra. México: Fondo de Cultura Económica.
FASSIN, Didier. Compaixão e Repressão: A Economia Moral das Políticas de Imigração na França », Ponto Urbe [Online], 15 | 2014, posto online no dia 30 dezembro 2014, consultado o 01 maio 2019. URL : http://journals.openedition.org/pontourbe/2467 ; DOI : 10.4000/pontourbe.246
FAURE, Sebastien. (1989), La ruche (a colméia). In: MORIYÓN, F. G. (org). Educação Libertária. Porto Alegre: Artmed,
FOUCAULT, Michel. Ditos e escritos. Ética, estratégia, poder-saber. MOTTA, Manoel Barros da (Org.). Tradução de Vera Lúcia Avellar Ribeiro. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003. v. 4.
Hooks, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. Tradução: Marcelo Brandão Cipolla. São Paulo: Editora Martins Fontes. 2017. 283p.
SPIVAK, Gayatri Chakravorty. Pode o subalterno falar? Editora UFMG: Belo Horizonte, 2010. 135 p.
Veröffentlicht
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Copyright (c) 2024 Revista Estudos Libertários
Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CreativeCommonsAttribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.