PODE A ARTE-EDUCAÇÃO NA FUNDAÇÃO CASA FALAR?

Auteurs-es

  • João Rodrigo Vedovato Martins Universidade Federal de Santa Catarina

Mots-clés :

Fundação Casa, Arte-Educação, Medida-socioedutiva

Résumé

O objetivo deste artigo é discutir o papel da arte-educação na construção de autonomia e liberdade de jovens do gênero masculino de 12 a 20 anos e 11 meses  que cumprem medida socioeducativa de internação na Fundação Casa na cidade de São Paulo. Esta análise parte da experiência de um educador com oficinas de arte e cultura no complexo do bairro do Brás na capital paulista. As oficinas de arte educação ocorreram durante o ano de 2022 e no primeiro semestre de 2023. Partiu-se de duas linguagens para estruturar as oficinas: circo e teatro, mas durante o processo pedagógico se trouxe literatura, musicalidade e  dança. Assim, busca-se refletir sobre as possibilidades de elaborar e desenvolver uma educação libertária e decolonial em um contexto de privação de liberdade, criando um espaço pedagógico que valorize a autonomia e liberdade em um ambiente que sobretudo é de punição, controle e disciplina.

Palavras-chave: Fundação Casa; Arte-Educação; Medida-socioedutiva

Biographie de l'auteur-e

João Rodrigo Vedovato Martins, Universidade Federal de Santa Catarina

Dados biográficos do autor.


Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas. Possui mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina, instituição na qual atualmente realiza o doutorado também em Antropologia. Desenvolve pesquisas na antropologia urbana, com foco em juventudes,periferia, movimentos culturais e neoliberalismo. É educador popular, brigadista do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto) e coordenador de projetos culturais. As principais publicações são: 


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Publié-e

2024-04-13