PODE A ARTE-EDUCAÇÃO NA FUNDAÇÃO CASA FALAR?
Parole chiave:
Fundação Casa, Arte-Educação, Medida-socioedutivaAbstract
O objetivo deste artigo é discutir o papel da arte-educação na construção de autonomia e liberdade de jovens do gênero masculino de 12 a 20 anos e 11 meses que cumprem medida socioeducativa de internação na Fundação Casa na cidade de São Paulo. Esta análise parte da experiência de um educador com oficinas de arte e cultura no complexo do bairro do Brás na capital paulista. As oficinas de arte educação ocorreram durante o ano de 2022 e no primeiro semestre de 2023. Partiu-se de duas linguagens para estruturar as oficinas: circo e teatro, mas durante o processo pedagógico se trouxe literatura, musicalidade e dança. Assim, busca-se refletir sobre as possibilidades de elaborar e desenvolver uma educação libertária e decolonial em um contexto de privação de liberdade, criando um espaço pedagógico que valorize a autonomia e liberdade em um ambiente que sobretudo é de punição, controle e disciplina.
Palavras-chave: Fundação Casa; Arte-Educação; Medida-socioedutivaRiferimenti bibliografici
BAKUNIN, Mikhail. (2014). O Império Knuto-germânico e a revolução social. In: De baixo para cima e da periferia para o centro: textos políticos, filosóficos e de teoria sociológica de Mikhail Bakunin. Niterói: Alternativa.
BISPO, Nego. Instituto Claro. O que é contracolonial e qual a diferença em relação ao pensamento decolonial?. Entrevistado: Nego Bispo. Entrevistador: Marcelo Aboud. 21 de março de 2023. Disponível em : https://www.institutoclaro.org.br/educacao/nossas-novidades/podcasts/o-que-e-contra-colonial-e-qual-a-diferenca-em-relacao-ao-pensamento-decolonial/ Acesso em: 18 de maio de 2023.
CODELLO, Francesco. (2007), “A boa educação”: Experiências libertárias e teorias anarquistas na Europa, de Godwin a Neill. Vol. 1: a teoria. São Paulo: Imaginário.
FANON, Frantz. (2003), Los condenados de la tierra. México: Fondo de Cultura Económica.
FASSIN, Didier. Compaixão e Repressão: A Economia Moral das Políticas de Imigração na França », Ponto Urbe [Online], 15 | 2014, posto online no dia 30 dezembro 2014, consultado o 01 maio 2019. URL : http://journals.openedition.org/pontourbe/2467 ; DOI : 10.4000/pontourbe.246
FAURE, Sebastien. (1989), La ruche (a colméia). In: MORIYÓN, F. G. (org). Educação Libertária. Porto Alegre: Artmed,
FOUCAULT, Michel. Ditos e escritos. Ética, estratégia, poder-saber. MOTTA, Manoel Barros da (Org.). Tradução de Vera Lúcia Avellar Ribeiro. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003. v. 4.
Hooks, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. Tradução: Marcelo Brandão Cipolla. São Paulo: Editora Martins Fontes. 2017. 283p.
SPIVAK, Gayatri Chakravorty. Pode o subalterno falar? Editora UFMG: Belo Horizonte, 2010. 135 p.
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2024 Revista Estudos Libertários
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CreativeCommonsAttribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.