EDUCAÇÃO ANARQUISTA E AUTOGESTÃO PEDAGÓGICA: REFLEXÕES SOBRE O POSSÍVEL E O NECESSÁRIO

Autor/innen

  • Rodrigo Rosa da Silva Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Schlagworte:

Anarquismo, Autogestão, Gestão da Educação, Escolas Democráticas, Escola Pública.

Abstract

O presente artigo apresenta reflexões sobre o papel da autogestão na educação e alerta para a apropriação do termo pelos gestores do capital através de fundações e organizações educacionais empresariais. Analisa criticamente o alcance da autogestão pedagógica e das propostas de escolas democráticas sob uma perspectiva anarquista, partindo da contribuição teórica e prática de educadores anarquistas e pesquisadores contemporâneos. Sugere a necessidade de implementação de três dimensões da autogestão na educação: pedagógica, política e econômica.

Autor/innen-Biografie

Rodrigo Rosa da Silva, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (2013). Mestre em História Social do Trabalho pelaUniversidade Estadual de Campinas (2005). Graduado em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (2002)e Licenciado em Sociologia (2020). Professor Colaborador no Centro de Ciências Humanas e da Educação daUniversidade Estadual do Paraná (CCHE/UNESPAR-Campus Apucarana), Professor Colaborador no Centro deEducação, Comunicação e Artes da Universidade Estadual de Londrina (CECA / UEL) e orientador de TCC naEspecialização em Educação em Direitos Humanos (UAB-NETEL-UFABC). Atuou como Professor Substituto noDepartamento de Administração Escolar e Economia da Educação (EDA) na Faculdade de Educação daUniversidade de São Paulo (FE/USP), no Departamento de Estudos Especializados em Educação (EED) do Centrode Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (CED/UFSC) e no Departamento dePedagogia da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Deped/UNICENTRO). Áreas de atuação: História daEducação, Sociologia da Educação, Políticas Educacionais, Organização Escolar, Fundamentos da Educação,Economia da Educação, História Social do Trabalho. Atua principalmente nos seguintes temas: Política eOrganização Escolar, Trabalho e Educação, Educação Libertária, Educação Profissional, Sindicalismo, EducaçãoComparada, Movimento Operário. Membro pesquisador do Grupo de Pesquisa Poder Político, Educação, LutasSociais (GPEL) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Anarquismo e Cultura Libertária (NEPAN /UERJ).Trabalhou como formador sindical na área de Educação do DIEESE (Escola DIEESE de Ciências do Trabalho).

Literaturhinweise

ACCIOLY e SILVA, Doris. A educação escolar na obra-trajeto de Maurício Tragtenberg: legitimação do poder versus autogestão pedagógica. BOTO, C., ed. Clássicos do pensamento pedagógico: olhares entrecruzados [online]. Uberlândia: EDUFU, 2019, pp. 293-317. Disponível em: http://books.scielo.org/id/fjnhs/pdf/boto9786558240273-14.pdf

AQUINO, Alysson Eduardo de Carvalho. Autogestão e Educação: um estudo sobre a apropriação da categoria socialista pelas doutrinas gerencialistas neoliberais aplicadas à administração escolar. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Paraná, Paraná, 2014.

BOOKCHIN, Murray. Autogestão e tecnologias alternativas. Autogestão hoje: teorias e práticas contemporâneas. São Paulo: Faísca, 2004.

BRANCO, João Francisco Migliari. Barricadas em tempos de desastre. Autonomia e educação comunitária em Oaxaca. Marília: Lutas Anticapiutal, 2021.

BRUNO, Lúcia E.N.B.. O que é Autonomia Operária. São Paulo: Brasiliense, 1990.

_____. Gestão da Educação: onde procurar o democrático?. OLIVEIRA, Dalila Andrade; ROSAR, Maria de Fátima Felix (orgs.). Política e Gestão da Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

______. Poder Político e Sociedade: qual sujeito, qual objeto?. In: FERREIRA, Eliza B.; OLIVEIRA, Dalila A. (orgs). Crise da escola e políticas educativas. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

_____. Poder político, Estado, Terror de Estado. PITTA, Fábio Teixeira; MARIANA, Fernando Bomfim; BRUNO, Lúcia Emília N. B.: SILVA, Rodrigo Rosa da (orgs,). Terrorismo de Estado, direitos humanos e movimentos sociais. São Paulo: Editora Entremares, 2017.

CAMPOS, Antonia M.; MEDEIROS, Jonas; RIBEIRO, Márcio M. Escolas de luta. São Paulo: Veneta, 2016.

CLASTRES, Pierre. A Sociedade contra o Estado: Pesquisas de Antropologia Política. São Paulo: Cosac & Naify, 2003.

CODELLO, Francesco. A boa educação: experiências libertárias e teorias anarquistas na Europa, de Godwin a Neill. Vol. 1. São Paulo: Imaginário, 2007.

_____. La educación… autogestionada. Grupo de Estudios J. D. Gómez Rojas (org.), Educación anarquista. Aprendizajes para una sociedad libre. Selección de escritos. Santiago de Chile: Eleuterio, 2012.

_____. La campanella non suona più. Fine dei sistemi scolastici e alternative possibili. Lugano: Edizioni La Baronata, 2015.

FAURE, Sébastien. A Colmeia. Uma experiência pedagógica. São Paulo: Biblioteca Terra Livre, 2015.

FERRER Y GUARDIA, Francisco. A Escola Moderna. São Paulo: Biblioteca Terra Livre, 2014.

GALLO, Silvio. Pedagogia Libertária. Anarquistas, Anarquismos e Educação. São. Paulo: Intermezzo Editorial, 2015.

GIACOMONI, Valeria. La “Pinya”, colletivo di autogestione educativa. Semi sotto la neve – Rivista libertaria, n. 2, giugno 2022.

LAMOTTE, Émilie. A educação racional da infância. RECLUS, Élisée (et al.). O futuro de nossas crianças e outros ensaios. São Paulo: Intemezzo / Biblioteca Terra Livre, 2017.

LENOIR, Hugues. Educar para emancipar. São Paulo: Imaginário; Manaus: EdUFA, 2007.

_____. Autogestão pedagógica e educação popular: a contribuição dos anarquistas. São Paulo: Intermezzo, 2017.

_____. Os anarquistas individualistas e a educação (1900-1914). São Paulo: Intermezzo / IEL, 2018.

OLIVEIRA, Antonio Carlos. Escola Espaço de Resistência: manter o que for possível e rever o que for necessário [Fanzine distribuído na palestra realizada no NELCA no dia 06/12/14]. São Paulo/Guarujá: s/d.

PERES, Crystiane Leandro. A luta pelo ensino livre: a educação na Associação Internacional dos Trabalhadores-AIT (1864 a 1872). Dissertação (mestrado). Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História, Florianópolis, 2018.

RECLUS, Élisée. O ensino da Geografia. Escritos sobre Educação e Geografia. São Paulo: Biblioteca Terra Livre, 2011.

ROBIN, Paul. Por uma Educação Integral. Brasília, Editora O Lampião, 2020.

RUEDA, Ana Perez. Las falsas alternativas: Pedagogia libertária y nueva educación. Barcelona: Virus, 2022.

SANTANA, Guilherme Xavier. Nossa escola, nossas regras: uma análise libertária das ocupações de escolas. Tese (doutorado). Universidade Federal do Rio de Janeiro, IH, Programa de pós-Graduação em História Comparada, Rio de Janeiro, 2023.

SILVA, Rodrigo Rosa da. Anarquismo, ciência e educação: Francisco Ferrer y Guardia e a rede de militantes e cientistas em torno do ensino racionalista (1890-1920). Tese (Doutorado em Educação), Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.

_____. A “educação contra o estado”: notas sobre poder político e anarquismo. MARIANA, Fernando Bomfim; PITTA, Fábio Teixeira; BRUNO, Lúcia Emília N. B.: SILVA, Rodrigo Rosa da (orgs,). Terrorismo de Estado, direitos humanos e movimentos sociais. São Paulo: Editora Entremares, 2017.

TRAGTENBERG, Maurício. O Conhecimento Expropriado e Reapropriado pela Classe Operária: Espanha 80. Educação e Sociedade. São Paulo, Cortez, Setembro de 1980.

TRAGTENBERG, Maurício. Sobre Educação, Política e Sindicalismo. São Paulo: Cortez, 1990.

VALLADARES, Eduardo. A educação anarquista na república velha. Revista Verve, 7: 153-177, 2005.

Veröffentlicht

2023-10-03