EDUCAÇÃO ANARQUISTA E AUTOGESTÃO PEDAGÓGICA: REFLEXÕES SOBRE O POSSÍVEL E O NECESSÁRIO

Autori

  • Rodrigo Rosa da Silva Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Parole chiave:

Anarquismo, Autogestão, Gestão da Educação, Escolas Democráticas, Escola Pública.

Abstract

O presente artigo apresenta reflexões sobre o papel da autogestão na educação e alerta para a apropriação do termo pelos gestores do capital através de fundações e organizações educacionais empresariais. Analisa criticamente o alcance da autogestão pedagógica e das propostas de escolas democráticas sob uma perspectiva anarquista, partindo da contribuição teórica e prática de educadores anarquistas e pesquisadores contemporâneos. Sugere a necessidade de implementação de três dimensões da autogestão na educação: pedagógica, política e econômica.

Biografia autore

Rodrigo Rosa da Silva, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (2013). Mestre em História Social do Trabalho pelaUniversidade Estadual de Campinas (2005). Graduado em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (2002)e Licenciado em Sociologia (2020). Professor Colaborador no Centro de Ciências Humanas e da Educação daUniversidade Estadual do Paraná (CCHE/UNESPAR-Campus Apucarana), Professor Colaborador no Centro deEducação, Comunicação e Artes da Universidade Estadual de Londrina (CECA / UEL) e orientador de TCC naEspecialização em Educação em Direitos Humanos (UAB-NETEL-UFABC). Atuou como Professor Substituto noDepartamento de Administração Escolar e Economia da Educação (EDA) na Faculdade de Educação daUniversidade de São Paulo (FE/USP), no Departamento de Estudos Especializados em Educação (EED) do Centrode Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (CED/UFSC) e no Departamento dePedagogia da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Deped/UNICENTRO). Áreas de atuação: História daEducação, Sociologia da Educação, Políticas Educacionais, Organização Escolar, Fundamentos da Educação,Economia da Educação, História Social do Trabalho. Atua principalmente nos seguintes temas: Política eOrganização Escolar, Trabalho e Educação, Educação Libertária, Educação Profissional, Sindicalismo, EducaçãoComparada, Movimento Operário. Membro pesquisador do Grupo de Pesquisa Poder Político, Educação, LutasSociais (GPEL) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Anarquismo e Cultura Libertária (NEPAN /UERJ).Trabalhou como formador sindical na área de Educação do DIEESE (Escola DIEESE de Ciências do Trabalho).

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Pubblicato

2023-10-03