EDUCAÇÃO ANARQUISTA E AUTOGESTÃO PEDAGÓGICA: REFLEXÕES SOBRE O POSSÍVEL E O NECESSÁRIO
Mots-clés :
Anarquismo, Autogestão, Gestão da Educação, Escolas Democráticas, Escola Pública.Résumé
O presente artigo apresenta reflexões sobre o papel da autogestão na educação e alerta para a apropriação do termo pelos gestores do capital através de fundações e organizações educacionais empresariais. Analisa criticamente o alcance da autogestão pedagógica e das propostas de escolas democráticas sob uma perspectiva anarquista, partindo da contribuição teórica e prática de educadores anarquistas e pesquisadores contemporâneos. Sugere a necessidade de implementação de três dimensões da autogestão na educação: pedagógica, política e econômica.
Références
ACCIOLY e SILVA, Doris. A educação escolar na obra-trajeto de Maurício Tragtenberg: legitimação do poder versus autogestão pedagógica. BOTO, C., ed. Clássicos do pensamento pedagógico: olhares entrecruzados [online]. Uberlândia: EDUFU, 2019, pp. 293-317. Disponível em: http://books.scielo.org/id/fjnhs/pdf/boto9786558240273-14.pdf
AQUINO, Alysson Eduardo de Carvalho. Autogestão e Educação: um estudo sobre a apropriação da categoria socialista pelas doutrinas gerencialistas neoliberais aplicadas à administração escolar. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Paraná, Paraná, 2014.
BOOKCHIN, Murray. Autogestão e tecnologias alternativas. Autogestão hoje: teorias e práticas contemporâneas. São Paulo: Faísca, 2004.
BRANCO, João Francisco Migliari. Barricadas em tempos de desastre. Autonomia e educação comunitária em Oaxaca. Marília: Lutas Anticapiutal, 2021.
BRUNO, Lúcia E.N.B.. O que é Autonomia Operária. São Paulo: Brasiliense, 1990.
_____. Gestão da Educação: onde procurar o democrático?. OLIVEIRA, Dalila Andrade; ROSAR, Maria de Fátima Felix (orgs.). Política e Gestão da Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
______. Poder Político e Sociedade: qual sujeito, qual objeto?. In: FERREIRA, Eliza B.; OLIVEIRA, Dalila A. (orgs). Crise da escola e políticas educativas. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
_____. Poder político, Estado, Terror de Estado. PITTA, Fábio Teixeira; MARIANA, Fernando Bomfim; BRUNO, Lúcia Emília N. B.: SILVA, Rodrigo Rosa da (orgs,). Terrorismo de Estado, direitos humanos e movimentos sociais. São Paulo: Editora Entremares, 2017.
CAMPOS, Antonia M.; MEDEIROS, Jonas; RIBEIRO, Márcio M. Escolas de luta. São Paulo: Veneta, 2016.
CLASTRES, Pierre. A Sociedade contra o Estado: Pesquisas de Antropologia Política. São Paulo: Cosac & Naify, 2003.
CODELLO, Francesco. A boa educação: experiências libertárias e teorias anarquistas na Europa, de Godwin a Neill. Vol. 1. São Paulo: Imaginário, 2007.
_____. La educación… autogestionada. Grupo de Estudios J. D. Gómez Rojas (org.), Educación anarquista. Aprendizajes para una sociedad libre. Selección de escritos. Santiago de Chile: Eleuterio, 2012.
_____. La campanella non suona più. Fine dei sistemi scolastici e alternative possibili. Lugano: Edizioni La Baronata, 2015.
FAURE, Sébastien. A Colmeia. Uma experiência pedagógica. São Paulo: Biblioteca Terra Livre, 2015.
FERRER Y GUARDIA, Francisco. A Escola Moderna. São Paulo: Biblioteca Terra Livre, 2014.
GALLO, Silvio. Pedagogia Libertária. Anarquistas, Anarquismos e Educação. São. Paulo: Intermezzo Editorial, 2015.
GIACOMONI, Valeria. La “Pinya”, colletivo di autogestione educativa. Semi sotto la neve – Rivista libertaria, n. 2, giugno 2022.
LAMOTTE, Émilie. A educação racional da infância. RECLUS, Élisée (et al.). O futuro de nossas crianças e outros ensaios. São Paulo: Intemezzo / Biblioteca Terra Livre, 2017.
LENOIR, Hugues. Educar para emancipar. São Paulo: Imaginário; Manaus: EdUFA, 2007.
_____. Autogestão pedagógica e educação popular: a contribuição dos anarquistas. São Paulo: Intermezzo, 2017.
_____. Os anarquistas individualistas e a educação (1900-1914). São Paulo: Intermezzo / IEL, 2018.
OLIVEIRA, Antonio Carlos. Escola Espaço de Resistência: manter o que for possível e rever o que for necessário [Fanzine distribuído na palestra realizada no NELCA no dia 06/12/14]. São Paulo/Guarujá: s/d.
PERES, Crystiane Leandro. A luta pelo ensino livre: a educação na Associação Internacional dos Trabalhadores-AIT (1864 a 1872). Dissertação (mestrado). Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História, Florianópolis, 2018.
RECLUS, Élisée. O ensino da Geografia. Escritos sobre Educação e Geografia. São Paulo: Biblioteca Terra Livre, 2011.
ROBIN, Paul. Por uma Educação Integral. Brasília, Editora O Lampião, 2020.
RUEDA, Ana Perez. Las falsas alternativas: Pedagogia libertária y nueva educación. Barcelona: Virus, 2022.
SANTANA, Guilherme Xavier. Nossa escola, nossas regras: uma análise libertária das ocupações de escolas. Tese (doutorado). Universidade Federal do Rio de Janeiro, IH, Programa de pós-Graduação em História Comparada, Rio de Janeiro, 2023.
SILVA, Rodrigo Rosa da. Anarquismo, ciência e educação: Francisco Ferrer y Guardia e a rede de militantes e cientistas em torno do ensino racionalista (1890-1920). Tese (Doutorado em Educação), Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.
_____. A “educação contra o estado”: notas sobre poder político e anarquismo. MARIANA, Fernando Bomfim; PITTA, Fábio Teixeira; BRUNO, Lúcia Emília N. B.: SILVA, Rodrigo Rosa da (orgs,). Terrorismo de Estado, direitos humanos e movimentos sociais. São Paulo: Editora Entremares, 2017.
TRAGTENBERG, Maurício. O Conhecimento Expropriado e Reapropriado pela Classe Operária: Espanha 80. Educação e Sociedade. São Paulo, Cortez, Setembro de 1980.
TRAGTENBERG, Maurício. Sobre Educação, Política e Sindicalismo. São Paulo: Cortez, 1990.
VALLADARES, Eduardo. A educação anarquista na república velha. Revista Verve, 7: 153-177, 2005.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CreativeCommonsAttribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.