v. 3 n. 2 (2020)

					Visualizar v. 3 n. 2 (2020)

O ano de 2020 ficará marcado por grandes tragédias, em particular a provocada pela pandemia do COVID-19, que culminou na infecção e morte de milhões de pessoas em todo o planeta, além de causar muito sofrimento e incertezas a tantas outras.

Diante disso, a resiliência parece ter sido a palavra chave que moveu a humanidade ao longo desse período nebuloso da história mundial.

A ciência, por vezes colocada à prova por alguns setores da sociedade, adquiriu protagonismo relevante para fazer frente a esta catástrofe global. Com a proximidade do ano de 2021, os planos de vacinação da população de diversos países reacendem as esperanças da humanidade em dias melhores. As vacinas produzidas em curtíssimo espaço de tempo não tardarão para produzir os efeitos que são esperados. Isso somente foi possível em razão do comprometimento de abnegados pesquisadores que realizam o ofício nos mais variados cantos da terra. 

Esse momento reforça a importância da pesquisa, nas mais diversas áreas, e seus benefícios à sociedade em geral. Essa é um dos principais motivos pelos quais foi concebida a INTER - Revista de Direito Internacional e Direitos Humanos da UFRJ, periódico vinculado ao Grupo de Pesquisa de Direito Internacional (FND\UFRJ), que recebe contribuições de pesquisadores do Brasil e do exterior e tem se notabilizado pela riqueza e profundidade dos estudos apresentados.

Neste quinto número, os professores que integram o Conselho Editorial e de pareceristas da Revista INTER selecionaram os seguintes estudos: A FILOSOFIA AFRICANA DO UBUNTU E OS DIREITOS HUMANOS, de Gustavo Silveira Borges e Alfa Oumar Diallo; ATUAÇÃO DO ESTADO BRASILEIRO PARA COM OS REFUGIADOS E O CONFLITO ENTRE A NORMATIVA INTERNACIONAL E BRASILEIRA, de Sâmela Pinto Brum Curtinovi e Aline Andrighetto; DESAFIOS DO DIREITO CRIMINAL INTERNACIONAL ENTRE REALPOLITIK E NORMATIVIDADE, de Cássio Eduardo Zen; DIFERENÇA E RISCO: ENSAIO SOBRE ENCRIPTAÇÃO DO PODER, RACISMO DE ESTADO E CONSTRUÇÃO DE SUBJETIVAÇÕES NAS SOCIEDADES CONTEMPORÂNEAS, de Renata Rodrigues Marmol e Lucas de Alvarenga Gontijo; EM DIREÇÃO A UMA NOVA DEFINIÇÃO DE COOPERAÇÃO PENAL INTERNACIONAL: DA SIMPLES ASSISTÊNCIA À LUTA CONTRA A IMPUNIDADE, de Alberto Manuel Poletti; O ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO E A OPERAÇÃO ACOLHIDA: ANÁLISE ACERCA DO ACOLHIMENTO DOS REFUGIADOS VENEZUELANOS NO ESTADO DE RORAIMA, de Isabelle Cristina Moura de Lima e Bernardo Silva de Seixas; PACIFISMO E GUERRA NO PENSAMENTO POLÍTICO INTERNACIONAL E A CONSTRUÇÃO DE UM DIREITO HUMANO E FUNDAMENTAL À PAZ,  de André Luiz Vieira; PENSAMENTO COMPLEXO NA SOCIEDADE DE RISCO E POVOS INDÍGENAS, de Antonio Guimaraes Brito e SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO COMO DIREITO HUMANO FUNDAMENTAL, de Juan Manuel Indacochea.

A variedade e qualidade dos trabalhos apresentados demonstra a importância do estímulo e divulgação de pesquisas que se destacam pela interdisciplinaridade e preocupação com o desenvolvimento de reflexões acerca do direito internacional e dos direitos humanos. Em momentos de crise como o que estamos vivendo – não apenas aquela(s) gerada(s) pela pandemia do COVID-19, mas observadas nas relações entre os Estados, no tratamento conferido pelos Estados a sua população e a questões urgentes etc. -, mostra-se ainda mais importante o apoio e reconhecimento dos esforços empreendidos por pesquisadores na tentativa de contribuir para a construção de respostas ou soluções aos mais diversos problemas que assolam a humanidade. Uma excelente leitura para todas e todos e votos de um ano muito melhor!

Rio de Janeiro, 22 de dezembro de 2020.

Prof. Dr. Sidney Guerra - Editor Gerente

 

     

Publicado: 2020-12-22