A CONSTRUÇÃO HISTÓRICA DOS CONCEITOS DE CRIME CONTRA A HUMANIDADE E DE GENOCÍDIO
Parole chiave:
crimes internacionais, crime contra a humanidade, genocídio, direito internacional, direito nacional.Abstract
Este artigo analisa a construção dos contornos do crime contra a humanidade e do genocídio enquanto categorias de crimes internacionais, tanto no seu aspecto formal, quanto no seu aspecto material. Enquanto graves violações ao direito internacional dos direitos humanos e ao direito internacional penal, esses crimes são estudados do ponto de vista do seu desenvolvimento histórico na ordem jurídica internacional, sobretudo até sua chegada ao Estatuto de Roma, e posteriormente os mesmos são abordados sob a ótica dos direitos nacionais brasileiro e francês. Tal estudo tem como objetivo compreender os diferentes processos por que passaram as respectivas construções do conceito de crime contra a humanidade e de genocídio, para tanto sendo utilizado o método comparativo de abordagem.
Riferimenti bibliografici
AMBOS, Kai. Persecução Penal Internacional na América Latina e Espanha. São Paulo: IBCCrim, 2003.
BETTATI, Mario. Droit humanitaire. Paris, Dalloz, 2012.
DELMAS-MARTY, Mireille. Os crimes internacionais podem contribuir para o debate entre universalismo e relativismo de valores? In DELMAS-MARTY, Mireille & CASSESE, Antonio (Orgs). Crimes internacionais e Jurisdições Internacionais. Trad. Silvio Antunha. Barueri, Manole, 2004.
FOUCHARD, Isabelle. Crimes Internationaux. Entre internationalisation du droit pénal et pénalisation du droit international. Bruxelles, Bruylant, 2014.
REBUT, Didier. Droit pénal international, Paris, Dalloz, 2012.