v. 30, n. 2 (2020)

Escolas, academias, grupos literários e artísticos

Vista como um ato solitário e fruto de inspiração, a criação artística e intelectual é comumente uma ação de grupos. O processo de criação, seja ele musical, arquitetônico, literário ou artístico compreende momentos de discussão, testagem, pré-difusão envolvendo associações de afinidades. Por vezes, a criação ocorre por meio de projetos institucionais; em outras ocasiões, expressa o descontentamento com o status quo e as estéticas dominantes. Assim, são criadas escolas e academias, grupos literários e artísticos que buscam a manutenção dos gostos vigentes ou suas renovações.

Este número da Revista Interfaces acolhe artigos que, recusando a imagem romântica do “gênio” criador, tratem desses espaços de coletividade envolvidos na criação intelectual ou artística; que abordem grupos menos ou mais organizados que, ao longo da história, buscaram renovar a música, a arquitetura, a literatura e as artes; e que investiguem os agrupamentos em torno de uma estética ou de um projeto de feição artística e cultural.

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Sumário

Apresentação
Pedro Paulo Garcia Ferreira Catharina, Fabiano Dalla Bona
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7-11

Artigos

Anthony Glinoer
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12-22
Zadig Mariano Figueira Gama
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23-40
Fernanda Gerbis Fellipe Lacerda
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41-53
Paulo Vieira da Silva Magalhães, Alberto Cipiniuk
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54-71
Thais Arnold Fensterseifer, Márcia Ivana de Lima e Silva
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72-84
Camila Feltre
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85-102
Paula Davies Rezende
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103-119
Caio Sérgio de C. A. F. Franzolin, Carminda Mendes André
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120-130

Varia

Airton Cattani, César Bastos de Mattos Vieira, Lu Ying
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132-143