Construção de corpora para estudo da norma gráfica: seleção de textos representativos em periódicos oitocentistas

Autores

  • Alexandre Xavier Lima Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.24206/lh.v2i2.10012

Palavras-chave:

Corpora, Estudos gráficos, Periódico oitocentista, Notícias, Folhetim.

Resumo

Este artigo destaca a seleção de textos como etapa decisiva para a construção de corpora linguísticos. Através dos instrumentais da Crítica Textual, investiga-se a representatividade dos textos sob os rótulos folhetim e notícias, publicados nos periódicos Gazeta de Noticias (Rio de Janeiro), Diario de Noticias (Lisboa) e O Commercio do Porto, entre os anos de 1877 e 1878. Essa representatividade faz-se sentir na relevância sócio-histórica dos diversos conteúdos apresentados. Para o expediente de qualificação dos textos, além de identificar informações extralinguísticas, investe-se no estudo gráfico para compreender a complexidade e justificar a organização dos corpora.


Biografia do Autor

Alexandre Xavier Lima, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutor em Língua Portuguesa pelo Programa de Pós-Graduação em Letras Vernáculas da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor Adjunto de Língua Portuguesa do Colégio de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (UERJ).

Referências

BARBOSA, Afranio Gonçalves. Novos corpora para estudos diafásicos: cartas pessoais e cartas publicadas em jornais do séc. XIX. In: LOPES, Célia; REICH, Uli (org.) Neue Romania: variação linguística em megalópoles latinoamericanas. Berlim: Lincom Europa. Nº 39, 2009.

_______. Linguística de corpus: metodologias para a História do Português brasileiro. IX Seminário Nacional do Projeto Para a História do Português Brasileiro (PHPB). Maceió: UFAL/FALE/PGLL, Outubro, 2013.

_______; LIMA, Alexandre Xavier Lima. O controle indireto de perfis sócio-históricos em corpora histórico-diacrônicos: a identificação de graus de letramento pela grafia etimológica no século XIX. In: CASTILHO, Ataliba de (ed.). História do Português Brasileiro. Vol. 1. São Paulo: Contexto, 2016. (No prelo).

BARBOSA LEÃO, José. Coleção de estudos e documentos a favor da reforma da ortografia em sentido sônico. [s/l], 1878.

BOSCOLI, José Ventura. Grammatica Portugueza: Estudo Racionado segundo os princípios Hodiernos da sciencia da linguagem. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1894.

CAMBRAIA, César Nardelli. Introdução à crítica textual. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

CAMPBELL, Lyle. Philology: The Role of Written Records in: Historical Linguistics. Cambridge: MIT Press, 2004.

KEMMLER, Rolf. Para uma história da ortografia portuguesa: o texto metaortográfico e a sua periodização do século XVI até à reforma ortográfica de 1911. Lusorama: Revista de Estudos sobre os Países de Língua Portuguesa. Portugal: Instituto Camões, n. 47-48, p. 130-319, Out., 2001.

LEMOS. Miguel. Ortografia Pozitiva: Nóta Avulsa à tradussão do Catessismo Pozitivista de Augusto Comte. Rio de Janeiro: Typ. Central de Evaristo R. da Costa, 1888.

LIMA, Alexandre Xavier. Crítica Textual e Corpora para a Linguística Histórica: Padrões Ortográficos Oitocentistas em Folhetins (crônicas) e França Junior. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa). Faculdade de Letras, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.

_______. Descrição da ortografia portuguesa: a inserção do princípio etimológico na prescrição e na prática gráficas oitocentistas. Tese (Doutorado em Língua Portuguesa). Faculdade de Letras, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.

_______. Difusão de textos literários em jornais oitocentistas: os folhetins de França Junior. Revista da ABRALIN, vol. I

[temático sobre Filologia e Crítica Textual], n. 15 (3), Dezembro, 2016. (No prelo).

NADAF, Yasmim Jamil. Rodapé das miscelâneas: o folhetim nos jornais de Mato Grosso (séculos XIX e XX). Rio de Janeiro: 7 Letras, 2002.

RIBEIRO, Julio. Grammatica Portugueza. São Paulo: Teixeira & irmãos editores, 1881.

SILVA, Maurício (org.). Ortografia da língua portuguesa: história, discurso e representações. São Paulo: Contexto, 2009.

VIANA, Aniceto R. Gonçálvez. Ortografia Nacional: simplificação e uniformização sistemática das ortografias portuguesas. Lisboa: Livraria Editora Viuva Tavares Cardoso, 1904.

Downloads

Publicado

2016-12-27

Edição

Seção

Artigos - Dossiê Temático