A construção do saber gramatical brasileiro a partir da normatização gráfica de Antonio Alvares Pereira Coruja: alguns apontamentos sócio-históricos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24206/lh.v9i2.55244

Palavras-chave:

Gramatização, Normatização gráfica, Princípio etimológico

Resumo

Este trabalho investe no estudo de fontes sócio-históricas para se compreender a construção do saber gramatical brasileiro. Sob a perspectiva da História das Ideias Linguísticas, procura-se reconhecer, no Compendio da Grammatica da Lingua Nacional (1835) de Antonio Alvares Pereira Coruja, indícios sobre a sua representatividade no processo de descrição e instrumentalização da língua, elegendo como ponto de comparação entre as obras coevas a normatização gráfica, com destaque para o princípio etimológico. Além da repercussão da obra, expressa em inúmeras edições, esse reconhecimento passa pela identificação da adequação do material ao projeto de ensino de língua nacional orquestrado pelo Brasil Império, bem como a sua participação em uma corrente gramatical que concebia a língua como expressão do pensamento. Os resultados apontam para ampliação do repertório de grafemas etimológicos nas prescrições gramaticais em um contexto de pouco acesso à tradição escrita via a escolarização regular.

Biografia do Autor

Alexandre Xavier Lima, Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira - CAp-Uerj

Possui mestrado em Letras (Letras Vernáculas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010) e doutorado em Letras (Letras Vernáculas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014). Atualmente é professor adjunto do Colégio de Aplicação da UERJ. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: folhetins, século xix, frança junior, folhetim e normatização gráfica.

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Publicado

11-11-2023

Edição

Seção

Artigo - Dossiê "Diálogos entre a sócio-história do português e a história social da cultura escrita"