O anúncio publicitário na escatologia dos folhetos de cordel

Linduarte Pereira Rodrigues

Resumo


O referido artigo apresenta o resultado de um estudo histórico que demonstrou a representação histórica do anúncio publicitário figurado enquanto acontecimento em folhetos de cordel nordestinos que tematizam acerca dos ideais messiânicos e milenaristas do século passado. Observou-se que o gênero analisado revela marcas de seu tempo, bem como é carregado de sinais enunciativos do imaginário apocalíptico que o orientou para agir, de forma atualizada, no plano de significação discursiva que apresenta traços de representação histórica condicionada por ações linguageiras que buscam tematizar anseios humanos. Com o estudo corrente, espera-se contribuir com as discussões da pragmática russa no âmbito dos estudos diacrônicos do texto e do discurso.



Palavras-chave


Anúncio publicitário; Estudo histórico; Folheto de cordel; Escatologia

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DOI: https://doi.org/10.24206/lh.v4i2.17499

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