O anúncio publicitário na escatologia dos folhetos de cordel

Autores

  • Linduarte Pereira Rodrigues Universidade Estadual da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.24206/lh.v4i2.17499

Palavras-chave:

Anúncio publicitário, Estudo histórico, Folheto de cordel, Escatologia

Resumo

O referido artigo apresenta o resultado de um estudo histórico que demonstrou a representação histórica do anúncio publicitário figurado enquanto acontecimento em folhetos de cordel nordestinos que tematizam acerca dos ideais messiânicos e milenaristas do século passado. Observou-se que o gênero analisado revela marcas de seu tempo, bem como é carregado de sinais enunciativos do imaginário apocalíptico que o orientou para agir, de forma atualizada, no plano de significação discursiva que apresenta traços de representação histórica condicionada por ações linguageiras que buscam tematizar anseios humanos. Com o estudo corrente, espera-se contribuir com as discussões da pragmática russa no âmbito dos estudos diacrônicos do texto e do discurso.


Biografia do Autor

Linduarte Pereira Rodrigues, Universidade Estadual da Paraíba

Doutor em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba – Campus I – João Pessoa-PB. Professor do Departamento de Letras e Artes e do Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores da Universidade Estadual da Paraíba – Campus I – Campina Grande-PB. Grupos de Pesquisa: Linguagem, interação, gêneros textuais e ou discursivos; Estudos em letramento, interação e trabalho; Memória e imaginário das vozes e escrituras; Teorias do sentido: discursos e significações.

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Publicado

30-12-2018