Um Laboratório de Ecdótica no Estado do Rio de Janeiro ou Transmissão e Inovação de uma Tradição Filológica
DOI:
https://doi.org/10.24206/lh.v5i2.25060Palavras-chave:
, Filologia. Crítica Textual. Patrimônio cultural. Transmissão textual. Literatura.Resumo
Esta é uma versão, com pouquíssimas modificações, do texto apresentado na mesa-redonda: “Espaços e configurações do labor filológico”, do evento intitulado Encontros com a Filologia, ocorrido na Faculdade de Letras da UFRJ, no segundo semestre de 2018. O texto é um relato de parte do percurso acadêmico de uma das fundadoras do Laboratório de Ecdótica da UFF (LABEC-UFF), sua Coordenadora até o momento, assim como da fundação do referido Laboratório e das atividades desenvolvidas naquele espaço. Versa também sobre a tradição e a inovação que ele, o Labec-UFF, representa ou busca representar nos estudos filológicos, no meio universitário e fora dos muros da academia, tradição essa que tem raízes comuns e estabelece um diálogo da UFF com a UFRJ, nessa área tão importante para os estudos linguísticos e literários, não esquecendo a autora deste texto de buscar trabalhar também com a proposta de Walter Benjamin de “escovar a história a contrapelo”.
Referências
ASSIS, José Maria Machado de. O Alienista. In: A Estação. Jornal Illustrado Para A Familia. Rio de Janeiro, XIo Anno, n.5, p. 49-50, 15 mar 1882.
ASSIS, José Maria Machado de. Papéis Avulsos. Rio de Janeiro: Lombaerts & C., 1882.
BENJAMIN, Walter. Sobre o conceito da História. In: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política. Ensaios sobre literatura e história da cultura. Obras escolhidas I. Tradução Sérgio Paulo Rouanet. 8 ed. São Paulo: Brasiliense, 2012, p. 241-252.
BLOCH, Marc. Apologia da História: ou o ofício de historiador. Tradução André Telles. Rio de Janeiro: ZAHAR, 2001.
CASTRO, IVO. O retorno à Filologia. Miscenlânea de Estudos Linguísticos, Filológicos e Literários in Memoriam Celso Cunha, Rio de Janeiro, Nova Fronteira,1995, p. 511 -520. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/3961741/mod_resource/content/1/CASTRO_1995_RetornoFilologia.pdf. Acesso em: 30 abr 2019.
CUNHA, Celso. Sob a pele das palavras. Organização, introdução e notas de Cilene Cunha Pereira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira/ABL, 2004.
KATLAB, Roberto. As viagens de D. Pedro II. Oriente Médio e África do Norte, 1871 e 1876. São Paulo: Benvirá, 2015.
PICCHIO. Luciana Stegagno. A Lição do Texto: Filologia e Literatura I- Idade Média. Lisboa, Edições 70, 1979, p, 214.
SAID, Edward. Prefácio da edição de 2003. In: SAID, Edward. Orientalismo: O Oriente como invenção do Ocidente. Tradução Rosaura Eichenberg. São Paulo: Companhia das Letras, 2007, p. 11-26.
SEIXAS, Raul. Prelúdio. Disponível em: https://www.letras.mus.br/raul-seixas/165312/ Acesso em 30 abr 2019.
SPINA, Segismundo. Introdução à Edótica. Crítica Textual. São Paulo: Cultrix, 1977.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte:
a. Os autores detêm os direitos autorais dos artigos publicados; os autores são os únicos responsáveis pelo conteúdo dos trabalhos publicados; o trabalho publicado está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento da publicação desde que haja o reconhecimento de autoria e da publicação pela Revista LaborHistórico.
b. Em caso de uma segunda publicação, é obrigatório reconhecer a primeira publicação da Revista LaborHistórico.
c. Os autores podem publicar e distribuir seus trabalhos (por exemplo, em repositórios institucionais, sites e perfis pessoais) a qualquer momento, após o processo editorial da Revista LaborHistórico.