“Quando quizer carta escreva, esta vale por 5”: correspondência de Brandão Neto ao embaixador Heitor Lyra

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24206/lh.v5iEspecial.27736

Palavras-chave:

Cartas, Manuscritos, Transcrição, Edição, Genealogia, Filologia.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo apresentar brevemente ao público os escritos pertencentes à família Soares Brandão, a partir da edição semidiplomática de uma missiva de Francisco de Carvalho Soares Brandão Neto. Tal carta faz parte do fundo Família Carvalho Soares Brandão (BR RJANRIO QE) localizado no Arquivo Nacional do Rio de Janeiro.

Biografia do Autor

Janaina Pedreira Fernandes Souza, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduada em Letras e mestra em Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente, é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Letras Vernáculas (Língua Portuguesa) da Universidade Federal do Rio de Janeiro e bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Referências

ALMEIDA, Isabela Santos de; BORGES, Rosa. Edição e crítica filológica do texto teatral censurado. Revista da ABRALIN, v. 16, n. 3, 2017.

BURKE, Peter (Org.). A escrita da história: novas perspectivas. São Paulo: Ed. da UEP, 1992.

CAMBRAIA, César Nardelli. Introdução à crítica textual. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

CONDE SILVESTRE, J. C. Sociolinguística histórica. Madrid: Gredos, 2007.

CORDEIRO, Janaina Martins. As comemorações do Sesquicentenário da Independência em 1972: uma festa esquecida?.In: Anais do XXVI simpósio Nacional de História, 2001.

SANTOS, R. B. Texto e censura no teatro baiano: o trabalho filológico em cena. In: LOPES, Cássia; LEÃO, Raimundo Matos de. (Org.). Tempo de Dramaturgias. Salvador: EDUFBA, 2014. P. 243-260.

Downloads

Publicado

2019-06-25